ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO APOIO AO ENSINO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
DESAFIOS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n3.2023.49Palavras-chave:
Adaptações Curriculares, Deficiência, Pandemia, Educação InclusivaResumo
O presente artigo pretende compreender as adaptações curriculares realizadas para estudantes com deficiência no ensino comum, considerando a perspectiva da promoção de uma educação inclusiva, sobretudo em um período de grandes desafios educacionais, como o contexto da Covid-19. Em termos metodológicos, foi utilizada a pesquisa bibliográfica a partir de buscas no Portal de Periódicos da CAPES, onde foram encontrados 03 dissertações. Os estudos analisados permitiram compreender a importância de uma relação colaborativa entre o professor da sala comum, a comunidade escolar e a família, tendo em vista a orientação e o estabelecimento de adaptações curriculares necessárias a este tempo pandêmico e destinadas aos professores dos componentes curriculares. Essas adaptações incluem o uso de plataformas digitais, rotina organizada, acompanhamento individual de forma remota aos estudantes e às famílias que ajudam na realização das atividades em seus lares. Constatou-se a necessidade de utilização de algumas estratégias de orientação e acompanhamento para essas adaptações, a fim de proporcionar ações no eixo da educação inclusiva. A pesquisa permitiu uma abordagem no campo educacional a partir da participação de estudantes com deficiência, situação que corroborou o processo de ensino em um contexto repleto de desafios para o currículo remoto. Com isso, diante da necessidade de elaborar estratégias para o currículo articulado entre ensino comum e Educação Especial, é fundamental proporcionar ao público-alvo da Educação Especial o acesso ao aprendizado, à permanência e à continuidade dos estudos em um cenário de distanciamento causado pela pandemia de Covid-19.
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