Sequências de ensino investigativo: a presença textual a partir das dissertações dos mestrados profissionais de ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.19Palavras-chave:
ensino por investigação, sequência de ensino investigativo, leitura, anos iniciaisResumo
Este estudo partiu do interesse em mapear como vêm sendo utilizados os textos na construção de Sequências de Ensino Investigativo (SEIs), da área de Ciências da Natureza, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, buscamos responder, ao longo da pesquisa, as seguintes questões problemas: Como vêm sendo utilizados os textos na construção de SEI da área de Ciências da Natureza nos anos iniciais? Quais são suas funções, gêneros textuais e lugares que estes textos ocupam nestas sequências didáticas? Para respondermos as problemáticas propostas, foi realizado um levantamento de dissertações produzidas em mestrados profissionais, publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período dos anos de 2012 a 2021. Para compor os dados, investigamos os trabalhos que apresentavam, no corpo do texto, o planejamento de SEI, direcionada a trabalhar os conteúdos de Ciências da Natureza com estudantes dos
anos iniciais. Os dados revelaram uma preocupação, por parte dos professores/pesquisadores, em inserir, nas aulas de Ciências, momentos de leitura de textos com as crianças; bem como, destacamos, como ponto positivo da pesquisa, a diversidade de gêneros textuais presentes nos trabalhos selecionados.
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