v. 31, n. 1, jan./mar. 2024

					Visualizar v. 31, n. 1, jan./mar. 2024
Publicado: 2024-06-28

Artigos

  • Construções filosóficas e históricas sobre conhecimento, ciência e educação: aproximações entre Immanuel Kant e Thomas Kuhn

    Samuel Luis Velázquez Castellanos
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.1
  • O método dialético em pesquisas educacionais: contribuições para investigações histórico-culturais

    Rafael Fonseca de Castro
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.2
  • Duas mulheres, dois livros: narrativas femininas acerca da campanha “De Pé no Chão se Aprende a Ler”

    Alessandra Maria dos Santos; Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.3
  • Sexualidade e educação sexual nos cursos de licenciatura em Pedagogia: um eixo formativo desafiador

    Aline Malagi, Iône Inês Pinsson Slongo
    1-30
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.4
  • “PaisTech” da rede social Instagram: feminismo, políticas de masculinidades e representações parentais

    Juliana Albuquerque Sulz, Frederico Assis Cardoso
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.5
  • Princípios orientadores da prática docente e da formação continuada de profissionais da educação infantil

    Lucilene Simone Felippe Oliveira, Rita Buzzi Rausch
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.6
  • Concepções docentes sobre o processo avaliativo de alunos do Atendimento Educacional Especializado

    Suênia Roberta Ferreira de Carvalho Cunha, Munique Massaro
    1-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.7
  • A educação do campo e seus sujeitos: uma análise sobre a contextualização a partir de grupos de pesquisa brasileiros

    Daniele Cristina Souza
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.8
  • Ser professora de crianças no acampamento Chesf: um estudo a partir das memórias docentes

    Laíse Soares Lima, Silvana Aparecida Bretas
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.9
  • Eugenia e educação nos discursos de Renato Kehl e Octavio Domingues

    Vinícius Dias de Melo, Artur José Renda Vitorino
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.10
  • Argumentação no ensino e na aprendizagem de Matemática básica: uma metapesquisa

    Addelia Elizabeth Neyrão de Mello, José Messildo Viana Nunes
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.11
  • Análise ortogonal do brincar e do brigar: cotidiano e práticas corporais infantis

    Mayrhon José Abrantes Farias, Ingrid Dittrich Wiggers
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.12
  • Análise da categoria conteúdo-forma: a HQ da obra “Senhora” de José de Alencar

    Gislaine Gomes Granado Sanches, Sandra Aparecida Pires Franco
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.13
  • O sofrimento e o adoecimento psíquico na pósgraduação: a unidade afetivo-cognitiva

    Marilda Gonçalves Dias Facci, Armando Marino Filho, Patricia Verlingue Ramires Monteiro, Silvia Maria Cintra da Silva
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.14
  • Políticas de ações afirmativas para a educação básica

    Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.15
  • A integração de saberes no currículo da educação do campo: a experiência de uma escola família agrícola

    Felipe Junior Mauricio Pomuchenq, Andrea Brandão Locatelli, Adelar João Pizetta
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.16
  • Um trailer como sedução para a aprendizagem histórica sobre a Idade Média

    Cristine Fortes Lia, Felipe de Almeida Hasse, Katani Monteiro
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.17
  • Aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1926): distanciamentos e aproximações entre o Amazonas e Santa Catarina

    Cleber Schaefer Barbaresco, Jeremias Stein Rodriguês, Oscar Silva Neto, David Antonio da Costa
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.18
  • Sequências de ensino investigativo: a presença textual a partir das dissertações dos mestrados profissionais de ensino de ciências

    Tamiris de Almeida Silva, Luciana Sedano, Elton Casado Fireman
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.19
  • Associações entre indicadores de burnout e satisfação no trabalho em docentes do ensino superior

    Nilson Rogério Silva, Meire Luci Silva
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.20