Análise ortogonal do brincar e do brigar: cotidiano e práticas corporais infantis
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.12Palavras-chave:
brincadeiras, brigas, cotidiano, corpo, infânciaResumo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como o cotidiano se expressa nos corpos das crianças, com enfoque nas brincadeiras de “lutinha” e brigas no ambiente escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, valendo-se da observação participante e de conversas com 34 crianças, sendo 19 meninas e 15 meninos, com idades entre 9 e 12 anos, organizadas em duas turmas do 4o ano em um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), situado em Sobradinho – DF. As informações produzidas em campo foram apresentadas por meio de quatro episódios, tendo sido analisadas com base na sociologia da infância e do cotidiano. A partir desses episódios, foi sistematizado um modelo de análise ortogonal formado por quatro quadrantes, organizado pelos eixos lúdico e violência, que representam as principais categorias analíticas do binômio brincar/brigar. Ademais, os registros de campo sugerem que as brincadeiras de “lutinha” e as brigas representam dimensões paradoxais do cotidiano infantil.
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