Aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1926): distanciamentos e aproximações entre o Amazonas e Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.18Palavras-chave:
ensino profissional, Escola de Aprendizes Artífices, história da educação matemática, AritméticaResumo
Este artigo se insere nas pesquisas de âmbito dos estudos sócio-históricos das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) do Amazonas e Santa Catarina; instituições que fizeram parte da rede de ensino profissional criada em 1909, tendo como objetivo produzir um relato da trajetória do ensino da matemática nas referidas instituições, com o intuito de responder a seguinte questão: quais são as principais aproximações e distanciamentos relacionadas à trajetória da história do ensino dos saberes aritméticos nessas escolas? Apoiado nos conceitos de representação e apropriação de Chartier utilizam-se como fontes decretos e relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC); órgão ao qual as escolas estavam subordinadas no período de 1909 a 1930. Identificaram-se convergências e dissonâncias entre as escolas
no que tange à aplicação das prescrições estabelecidas, bem como da organização e propósito do ensino de aritmética, contribuindo-se com a compreensão de como se dava, na época, o ensino de Aritmética na formação profissional ofertada por essas instituições. Observaram-se propósitos diferentes para esse ensino, um voltado mais para a prática profissional, de modo a se caracterizar como saber rudimentar, e outro para a continuidade da formação escolar do estudante, na qual assume a perspectiva de saber elementar. Desta forma, os resultados deste estudo auxiliam o desenvolvimento de um conhecimento histórico que tem por finalidade a compreensão da trajetória da estruturação e evolução da educação profissional técnica brasileira.
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