Aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1926): distanciamentos e aproximações entre o Amazonas e Santa Catarina

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.18

Parole chiave:

ensino profissional, Escola de Aprendizes Artífices, história da educação matemática, Aritmética

Abstract

Este artigo se insere nas pesquisas de âmbito dos estudos sócio-históricos das Escolas de Aprendizes Artífices (EAAs) do Amazonas e Santa Catarina; instituições que fizeram parte da rede de ensino profissional criada em 1909, tendo como objetivo produzir um relato da trajetória do ensino da matemática nas referidas instituições, com o intuito de responder a seguinte questão: quais são as principais aproximações e distanciamentos relacionadas à trajetória da história do ensino dos saberes aritméticos nessas escolas? Apoiado nos conceitos de representação e apropriação de Chartier utilizam-se como fontes decretos e relatórios emitidos pelo Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC); órgão ao qual as escolas estavam subordinadas no período de 1909 a 1930. Identificaram-se convergências e dissonâncias entre as escolas
no que tange à aplicação das prescrições estabelecidas, bem como da organização e propósito do ensino de aritmética, contribuindo-se com a compreensão de como se dava, na época, o ensino de Aritmética na formação profissional ofertada por essas instituições. Observaram-se propósitos diferentes para esse ensino, um voltado mais para a prática profissional, de modo a se caracterizar como saber rudimentar, e outro para a continuidade da formação escolar do estudante, na qual assume a perspectiva de saber elementar. Desta forma, os resultados deste estudo auxiliam o desenvolvimento de um conhecimento histórico que tem por finalidade a compreensão da trajetória da estruturação e evolução da educação profissional técnica brasileira. 

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Cleber Schaefer Barbaresco, Instituto Federal de Santa Catarina

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) com Especialização em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2014). Mestre pelo programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Doutorando do programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente professor efetivo do Instituto Federal de Santa Catarina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9461099166965124. 

Jeremias Stein Rodriguês, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduado em Licenciatura em Matemática (2012) e Mestre em Matemática - PROFMAT pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC. Professor de Matemática no estado de Santa Catarina, em 2014 e início de 2015, professor substituto no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, de 2013 até 2014, e professor efetivo do IFSC, a partir de 2015. Membro do grupo de pesquisa GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa História da Educação Matemática. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4365596968791194. 

Oscar Silva Neto, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFSC (2006). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino Interdisciplinar pela Faculdade Dom Bosco de Ubiratã (2007). Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Membro do GEPEM-IFSC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (IFSC) e do GHEMAT/SC - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - Santa Catarina. Atualmente é professor do Instituto Federal de Santa Catarina. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9843639834180727. 

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França. Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela PUC/SP (2005). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6716603062813715. 

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Pubblicato

2024-08-13

Come citare

BARBARESCO, Cleber Schaefer; RODRIGUÊS, Jeremias Stein; SILVA NETO, Oscar; COSTA, David Antonio da.
Aritmética nas Escolas de Aprendizes Artífices (1909-1926): distanciamentos e aproximações entre o Amazonas e Santa Catarina
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 13 ago. 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13416. Acesso em: 5 ott. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos