Políticas municipais de Educação Especial em debate: o profissional de apoio escolar nos processos inclusivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.49

Palavras-chave:

profissional de apoio escolar, educação especial, atendimento educacional especializado, inclusão escolar, políticas municipais

Resumo

O tema central deste estudo é o profissional de apoio escolar previsto nas diretrizes nacionais da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva como um dos agentes de atuação nos processos escolares inclusivos. Investiga-se a regulamentação do profissional de apoio escolar nos 14 municípios que integram a Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG) no Rio Grande do Sul. A abordagem da pesquisa é qualitativa; envolveu estudos bibliográficos, documentais e de indicadores educacionais; e as análises foram construídas a partir de eixos temáticos: nomenclaturas, atribuições, formação e articulação dos profissionais de apoio com os docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Analisa-se que as nomenclaturas utilizadas para se referir a esses profissionais são diferentes em cada município; não há clareza quanto às suas atribuições e em relação à formação inicial e continuada a ser exigida como necessária ao cargo; há lacunas referentes à dimensão pedagógica envolvendo a articulação entre os profissionais especializados e de apoio escolar; observa-se uma tendência de maior contratação de profissionais de apoio escolar em vez de profissionais especializados em alguns contextos e, ainda, a ausência de ambos os profissionais nos municípios menos populosos, dificultando a consolidação das políticas municipais de Educação Especial. Faz-se necessária uma
regulamentação da identidade do profissional de apoio escolar em âmbito nacional como forma de assessoria técnica às políticas municipais de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 

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Biografia do Autor

Carolina Mross Sozo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Farroupilha

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Farroupilha). Especialista em Educação Básica e Profissional e Licenciada em Matemática (IFRS - Campus Caxias do Sul). Professora de Educação Básica na Rede Pública do Estado do RS.

Clarissa Haas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestra em Educação (PPGEDU-UFRGS). Professora adjunta da área da Educação Especial na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU-UFRGS) e no Mestrado Profissional em Educação Básica no IFRS-Campus Farroupilha, RS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE-UFRGS).

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa.
Políticas municipais de Educação Especial em debate: o profissional de apoio escolar nos processos inclusivos
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–29, 17 Set 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23426. Acesso em: 15 nov 2024.

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