Reimaginando etnografias: o uso da videoetnografia na pesquisa em educação por Frederick Erickson e Carmen de Mattos
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.22Palavras-chave:
etnografia tradicional, videoetnografia, microetnografia, sala de aula, Frederick EricksonResumo
O artigo é um ensaio teórico-metodológico que examina, a etnografia e a videoetnografia a partir das perspectivas de Frederick Erickson e Carmen de Mattos. São etnógrafos que realizam suas pesquisas em ambientes educacionais usando vídeo e microanálise. A fala de Erickson é incluída em primeiro lugar, com os objetivos de revisar aspectos fundamentais da pesquisa etnográfica em educação, descrever brevemente a história da etnografia, discutir a crise de confiança na etnografia tradicional e apresentar três abordagens etnográficas: professor-pesquisador, pesquisa-ação participativa e etnografia performativa. Mattos prossegue ampliando os argumentos do autor e discutindo o uso do vídeo na etnografia, na tentativa de abordar a questão: como o uso do vídeo em sala de aula pode ampliar as possibilidades analíticas sobre as interações vistas no espaço escolar? De que forma as gravações em vídeo foram utilizadas e quais os limites e possibilidades para o seu uso? E, de que modo as vinhetas etnográficas, a partir de imagens de vídeo, contribuem para significar o trabalho de campo e impactar a reflexividade do pesquisador? Considerados pioneiros no uso de imagens vídeo em pesquisas de sala de aulas, os autores se complementam e desafiam o leitor a reimaginar etnografias como projetos inconclusos e com potencial para vir a ser no futuro, não somente impulsionando as práticas escolares, em especial em sala de aula, com para informar e modificar as políticas públicas em educação.
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