Etnografia na Educação: metodologias & epistemologias
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n2.2024.21Palavras-chave:
pesquisa qualitativa, etnografia, metodologia, epistemologia, educaçãoResumo
Etnografia na educação: metodologias e epistemologias é o tema desse dossiê apresentado à Revista Cadernos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. O objeto deste conjunto de artigos é a discussão sobre as tensões entre método e epistemologia na pesquisa etnográfica. Abordagem em constante crise de legitimidade no campo da educação, a etnografia tem sido largamente utilizada como metodologia em diferentes campos do conhecimento. A Etnografia é cada vez mais explorada na Educação e o tema precisa ser compreendido de modo mais claro por pesquisadores e estudiosos da área; portanto, o Dossiê enfrenta esse desafio trazendo à luz do conhecimento acadêmico um conjunto de oito artigos e uma entrevista. Os artigos são originários de pesquisas que se dispuseram a conceituar, analisar e descrever diferentes faces da etnografia mediada pela interconexão dessas duas dimensões que, em princípio, são tomadas como antagônicas, mas que são faces da mesma moeda. O conjunto de artigos apresentados caminha entre nuances temáticas pertinentes à etnográfica clássica, como o campo de pesquisa e a pesquisa participante, até temas atuais e controversos como a Autoetnografia e a Netnografia. Os autores são ex-membros do Núcleo de Etnografia em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (NetEdu/Uerj) assim como alguns proeminentes consultores internacionais associados, entre eles destacamos a presença de Frederick Erickson, ilustre representante da etnografia em educação. Com este dossiê, se espera que o leitor se aprofunde nos temas e renove seu interesse nos mesmos de modo inovador e criativo.
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