A resposta educacional das redes estaduais à pandemia em 2020 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.53Palavras-chave:
covid-19, pandemia, censo escolar, estratégias pedagógicasResumo
Este artigo teve por objetivo investigar as estratégias adotadas por redes estaduais de educação durante o período da pandemia da covid-19. Para isso, foram utilizadas as respostas das escolas ao questionário “Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil” aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), nos anos de 2020 e 2021, como suplemento do Censo Escolar. Foram destacadas as questões referentes às estratégias pedagógicas e de gestão e àquelas adotadas por professores e alunos. Os resultados apontaram para a adoção desigual de ações pelos estados, o que pode ter relação com s capacidades técnicas e institucionais desses entes, ao mesmo tempo em que se pôde identificar tendências como a adoção da reorganização curricular em 2020 e a busca ativa de alunos em 2021. Junto aos professores, a estratégia mais utilizada por escolas e redes foi a realização de reuniões virtuais, assinalada por quase todas as escolas desde 2020; e as que menos ocorreram foram a disponibilização de equipamentos e de acesso à internet e o treinamento para o uso de ferramentas tecnológicas. Com os alunos, destacaram-se a comunicação entre escola e estudantes e a disponibilização de materiais impressos. Já a disponibilização de equipamentos ou de acesso à internet para esse público ficou abaixo de 40%. Isso ressalta a importância do vínculo entre escola, família e comunidade na tomada de decisões e combate à evasão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Luana Costa; DALBEN, Adilson. (Re)organizar o trabalho pedagógico em tempos de covid-19: no limiar do (im)possível. Educação & Sociedade, v. 41, e239688, 2020.
BARBERIA, Lorena; CANTARELLI, Luiz; SCHMALZ, Pedro Henrique De Santana. Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia do covid-19. [S.l.], 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei N° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024. Linha de Base, Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL. Lei Nº 14.218, de 13 de outubro de 2021. Altera a Lei Nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, para dispor sobre a validade das normas educacionais a serem adotadas, em caráter excepcional, enquanto perdurarem a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 e suas consequências. Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, p. 4, 13 out. 2021.
BUSCA ATIVA ESCOLAR. Guia de implementação nos municípios. Coordenação Andréia Peres e Marcelo Bauer. UNICEF: Instituto TIM. Brasília, DF: Congemas: Undime, 2017. (Fora da Escola Não Pode!).
COSTA, Bruno Lazzarotti Diniz; BRANDÃO, Lucas. A resposta educacional dos municípios à covid-19: diversidade, trajetória e desigualdades. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, [S.l.], v. 27, n. 87, p. 1-20, e86203, maio/ago. 2022.
DIOGO, Maria Fernanda; ASSIS, Neiva de. Atividades pedagógicas não presenciais em tempo de pandemia: contribuições a partir da psicologia histórico-cultural. Rev. psicol. polít., São Paulo, v. 21, n. 51, p. 491-508, ago. 2021.
FÁVARO, Leandro Costa; FONSECA, Letícia Rodrigues da; LUCIANO, Thaise Daiane de Souza; MINASI, Luis Fernando; SILVA, Marcelo Ribeiro; LAHMANN, Daiane Fernandes Pereira. O impacto provocado pela pandemia do covid-19 nas práticas pedagógicas de professores de matemática da educação básica. Revista Paranaense De Educação Matemática, v. 10, n. 22, p. 446–469, 2021.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA (Unicef). Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. abril, 2021 Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf
IBGE. DIRETORIA DE PESQUISAS, COORDENAÇÃO DE PESQUISAS POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS. Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular Para Uso Pessoal Pnad Contínua 2021. IBGE, 2022. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101963_informativo.pdf
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, n. 8, p. 58-71, Mai/Jun/Jul/Ago. 1998.
LIMA, Carla da Conceição de. As Desigualdades Educacionais e Digitais: Possíveis Associações na Rede Pública Estadual de Minas Gerais. (SYN)THESIS, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 42-53, jan./jul. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/synthesis.2020.61466
NOVAIS, Edcleide da Silva Pereira; MENDONÇA, Daelcio Ferreira Campos. Fora da escola não pode! Busca Ativa Escolar na pandemia. Revista Latino-Americana de Estudos Cientifico, v. 02, n.10, p. 190-200, 2021.
SANTOS, Eliana Cavalcante dos; LACERDA JUNIOR, José Cavalcante. Os desafios da docência na Educação Básica durante a pandemia de COVID-19 na cidade de Lábrea, Amazonas, Brasil. Rev. Actual. Investig. Educ, San José, v. 22, n. 3, p. 225-245, Dez. 2022.
PIMENTA, Cláudia Oliveira; SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação em tempos de Pandemia: Oportunidade de recriar a escola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, e08274, 2021.
SOUZA, Murilo; LIBRELON, Rachel. Entra em vigor lei que prorroga mudanças no calendário escolar até o fim do ano. Agência Câmara de Notícias, 2021.
VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34. 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.