“A CRIANÇA É DO TAMANHO DE MIM”: crianças ribeirinhas do Tapará Grande /PA

Autores

  • Priscila Tavares Priante Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Santarém - PA
  • Iani Dias Lauer-Leite Professora Doutora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Santarém - PA
  • Mary Glaucy Brito Chianca Neves Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Santarém - PA

Palavras-chave:

Ser criança, Ribeirinhos, Amazônia paraense,

Resumo

Buscou-se identificar qual o conceito que crianças de cinco e seis anos de idade, na comunidade de várzea Tapará Grande, da Amazônia paraense, em Santarém, têm sobre o que é ser criança. Participaram 15 crianças, sendo 9 meninas e 6 meninos. Para coleta dos dados foi utilizado o instrumento História pra completar. A análise dos dados realizou-se com uso da técnica do Discurso do Sujeito. Os resultados encontrados para o tema “o que é ser criança” foram analisados por grupo etário. As ideias centrais encontradas no grupo de crianças de 5 anos foram: a) a criança é pequena; b) a criança é legal e obedece aos mais velhos; c) o que a criança faz; d) utiliza-se como referência; e) o que pertence à criança; f) não saber; g) dúvidas. As ideias centrais encontradas para o grupo de 6 anos foram: a) um bebê; b) o que o bebê não faz; c) utiliza-se como referência; d) dúvida; e) afirmativa de saber o que é ser uma criança. Ambos os grupos se utilizaram como referência e trouxeram atividades para explicar o que é uma criança. As crianças de 5 anos narraram de modo mais pessoal, enquanto as crianças de 6 anos afirmaram que uma criança é um bebê e relataram atividades de um bebê. Assim, percebeu-se que os conceitos das crianças traduziram elementos do contexto de desenvolvimento, suas atividades e as relações com a família, com os espaços e pessoas da comunidade.


“THE CHILD IS THE SIZE OF ME”: children riverside’s Tapará Grande/PA

Abstract

We sought to identify what the concept that children of five and six years of age, in the community of várzea Tapará Grande, cover from Amazon, in Santarém, Pará have about what it means to be a child. Participated 15 children, 9 girls and 6 boys. Data collection instrument was used Story to complete. The Data analysis was performed with the use of the technique of the discourse of the subject. The results founded for the topic “what it’s like to be a child” were analyzed by age group. The central ideas founded in the Group of children of 5 years were: a) the child is small; b) the child is cool and obey your elders; c) what the child does; d) uses as reference; e) that belongs to the child; f) don’t know; g) questions. The central ideas found for the Group of 6 years were: a) a baby; b) what the baby does not; c) is used as a reference; (d) doubt; e) affirmative know what being a child. Both groups were used as a reference and brought activities to explain what a child is. The Children of 5 years narrated so more staff, while the children of 6 years stated that a child is a baby and related activities of a baby. Therefore, it was noticed that the concepts of children translated elements of the context of development, yours activities and the relations with the family, with the spaces and people in the community.


“EL NIÑO ES EL TAMAÑO DE MÍ”: niños ribereños del Tapará Grande/PA

Resumen

Se intentó identificar el concepto de lo que los niños de cinco y seis años de edad, en la comunidad de várzea Tapará Grande, dela Amazonia Paraense, en Santarém, Pará tienen sobre lo que significa ser un niño. Participaron 15 niños, 9 niños y 6 niñas. Para la recogida de datos se utilizaron historias para completar.  El análisis de datos se realizan con el uso de la técnica del discurso del sujeto. Los resultados para el tema “lo es para ser un niño” se analizaron por grupo de edad. Las ideas centrales que se encuentran en el grupo de niños de 5 años fueron: a) el niño es pequeño; b) el niño es legal y obedecer a sus mayores; c) lo que el niño hace; d) utiliza como referencia; e) que pertenece al niño; f) no sé; g) preguntas. Las ideas centrales que se encontraron para el grupo de 6 años fueron: a) un bebé; b) lo que el bebé no lo hace; c) se utiliza como referencia; (d)); e) afirmativamente saben lo que significa ser un niño. Ambos grupos fueron utilizados como referencia y trae actividades para explicar lo que es un niño. Los niños de 5 años narraron lo más personal, mientras que los niños de 6 años dijo que un niño es un bebé y las actividades de un bebé. Así, se observó que los conceptos de los niños tradujeron los elementos del contexto de desarrollo, sus actividades y relaciones con la familia, con los espacios y personas de la comunidad.

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Publicado

2021-01-18

Como Citar

PRIANTE, Priscila Tavares; LAUER-LEITE, Iani Dias; NEVES, Mary Glaucy Brito Chianca.
“A CRIANÇA É DO TAMANHO DE MIM”: crianças ribeirinhas do Tapará Grande /PA
. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 195–212, 18 Jan 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/8769. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos