FATORES DETERMINANTES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Pollyanna Roberta Campelo Görgens Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM http://orcid.org/0000-0001-6478-9889
  • Paulo César de Resende Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-13

Palavras-chave:

Educação Médica, Tecnologia Educacional, Tecnologia da Informação, Faculdades de Medicina

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) são parte dos métodos inovadores previstos em projetos pedagógicos de cursos de graduação mais recentes. Porém, diante de um quadro de professores procedentes de escolas tradicionais, conhecer as variáveis que trazem impacto no uso destas tecnologias para o ensino e aprendizagem podem contribuir no direcionamento de futuras medidas de melhorias e políticas de incentivos.Este estudo tem como objetivo investigar os fatores que determinam uso das TDICs por professores da Faculdade de Medicina de Diamantina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).  Foi realizado um estudo de campo observacional transversal a partir de questionários aplicados a população total composta por 48 docentes efetivos em exercício. Destes, 42 participaram do estudo. Foi verificada a existência de associação entre as variáveis estudadas para determinar quais delas teriam impacto na quantidade de ferramentas de TDICs usadas pelos docentes. Os testes estatísticos foram realizados considerando um nível de significância de 5% para verificar associações entre as variáveis. Concluiu-se que a existência de uma aptidão prévia dos futuros professores com as tecnologias, antes do ingresso na carreira de magistério, é um fator decisivo para uma maior adequação das atividades desenvolvidas ás necessidades do curso. A motivação pessoal, a impressão de sentir apoio institucional e as características pessoais do professor são os principais fatores determinantes para o maior uso de TDICs na docência.

 Palavras-chave: Educação Médica. Tecnologia Educacional. Tecnologia da Informação. Faculdades de Medicina

DETERMINING FACTORS FOR THE USE OF DIGITAL INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION

Abstract

 The Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are part of the innovative methods described on pedagogical project of new graduation courses. However, facing with a group of teachers coming from traditional schools, knowing the variables that have impact on the use of these education technologies can contribute to guide next improvement measures and incentive policies. This study aims to investigate the factors that determine the use of DICTs by teachers of Diamantina Faculty of Medicine (FAMED) from Vale do Jequitinhonha e Mucuri Federal University (UFVJM). A cross-sectional observational study was carried out based on questionnaires applied to the total population composed of 48 effective faculty members. Of those, 42 participated in the study. It was verified the existence of an association between the variables studied to determine which of them would have an impact on the amount of DICTs tools used. Statistical tests were perform considering 5% significance level to verify associations between the variables. It was concluded that the existence of previous aptitude of the future teachers with technologies, before starting the teaching career, is a decisive factor for a better adaptation to the course needs. The personal motivation, the institutional support feeling and the personal characteristics of the teacher are the main determining factors for the greater use of DICTs in teaching.

Keywords: Medical Education. Educational Technology. Information Technology. Medical Schools.

FACTORES DETERMINANTES PARA EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN EN LA ENSEÑANZA SUPERIOR

Resumen

 Las Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICs) son parte de los métodos innovadores previstos en los proyectos pedagógicos de cursos de graduación más recientes. Sin embargo, ante un cuadro de profesores procedentes de escuelas tradicionales, conocer las variables que traen impacto en el uso de estas tecnologías para la enseñanza y el aprendizaje pueden contribuir en la dirección de futuras medidas de mejoras y políticas de incentivos. Este estudio tiene como objetivo investigar los factores que determinan el uso de las TDIC por profesores de la Facultad de Medicina de Diamantina (FAMED) de la Universidad Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucurí (UFVJM). Se realizó un estudio de campo observacional transversal a partir de cuestionarios aplicados a la población total compuesta por 48 docentes efectivos en ejercicio. De ellos, 42 participaron del estudio. Se verificó la existencia de asociación entre las variables estudiadas para determinar cuáles de ellas tendrían impacto en la cantidad de herramientas de TDIC utilizadas por los docentes. El software R se utilizó para el análisis gráfico y estadístico. Las pruebas estadísticas se realizaron considerando un nivel de significancia 5% para verificar las asociaciones entre las variables. Se concluyó que la existencia de una aptitud previa de los futuros profesores con las tecnologías, antes del ingreso en la carrera de maestría, es un factor decisivo para una mayor adecuación de las actividades desarrolladas a las necesidades del curso. La motivación personal, la impresión de sentir apoyo institucional y las características personales del profesor son los principales factores determinantes para el mayor el uso de TDIC en la docencia.

Palabras clave: Educación Médica. Tecnología Educativa. Tecnología de la información. Facultades de Medicina

 

 


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Biografia do Autor

Pollyanna Roberta Campelo Görgens, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (2010). Residência Médica em Medicina de Familia e Comunidade pelo Hospital Municipal Odilon Behrens (2013). Mestre em Educação pela UFVJM, linha: Educação e Tecnologias Aplicadas em Instituições Educacionais. Especialização Latu Sensu em Preceptoria em Residência Médica no SUS, pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Medica da Prefeitura Municipal de Diamantina, atuando na área de Infeções Sexualmente Transmissíveis/HIV/Hepatites. Docente da área de saúde coletiva na Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Paulo César de Resende Andrade, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica, graduação e especialização em Matemática, mestrado em Ciências (Agronomia - Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus de Diamantina. Já desempenhou várias funções administrativas na UFVJM: coordenação do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia - BCT (2008), Diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia - ICT (2008-2014) e Pró-Reitor de Administração (2014-2015). Tem experiência interdisciplinar nas áreas de Estatística, Matemática, Engenharias e Educação, atuando nas áreas de Estatística e Experimentação, Confiabilidade, Modelagem, Tecnologia e Avaliação Educacional. Em nível de ensino em Pós-Graduação, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFVJM (Mestrado) como docente permanente e do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal da UFVJM (Mestrado e Doutorado) como docente colaborador. Atua também como avaliador de cursos de graduação de instituições de educação superior, integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASIs.

 

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Publicado

2021-04-05

Como Citar

GÖRGENS, Pollyanna Roberta Campelo; ANDRADE, Paulo César de Resende.
FATORES DETERMINANTES NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR
. Cadernos de Pesquisa, v. 27, n. 2, 5 Abr 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9935. Acesso em: 15 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos