v. 26, n. 2, abr./jun. 2019

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Publicado: 2019-07-22

Expediente e Sumário

Editorial

  • Editorial

    Francisca das Chagas Silva Lima, Iran de Maria Leitão Nunes
    5-7

Artigos

  • A ESCRITA COMO ATO REFLEXIVO: o ensaio como dispositivo pedagógico na formação docente

    Marlene de Alencar Dutra, Edith Maria Batista Ferreira, Jacques Therrien
    9-28
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p9-28
  • AS NARRATIVAS DOCENTES “INSCRITAS” NOS PARECERES DESCRITIVOS

    Edison Aran Nunes Krusser, Cláudio José de Oliveira, Daiane Kipper
    29-46
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p29-46
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL: análise sobre as diretrizes curriculares para cursos de educação física

    Rodrigo de Oliveira Gomes, Admir Soares de Almeida Junior
    47-65
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p47-65
  • O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE): experiências gestadas em instituição de ensino da rede pública do Estado do Paraná

    Enides de Lima Bortolini, Rosana Maria Badalotti, Dunia Comerlatto
    67-86
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p67-86
  • O CONHECIMENTO DE PROFESSORES SOBRE A ORIENTAÇÃO DO ESTUDANTE NA APRENDIZAGEM

    Isauro Beltrán Núñez, Sandra Cristina Bezerra de Barros
    87-105
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p87-105
  • A PRESENÇA DOS FUNDAMENTOS DA PEDAGOGIA SOCIAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA MIGRANTES E REFUGIADOS EM SÃO PAULO

    Rita de Cássia da Cruz Silva, Régis Minvielle
    107-127
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p107-127
  • ECONOMIA SOLIDÁRIA POSSIBILIDADE DE PRÁTICA EDUCATIVA NO PROEJA/IFPI

    Edson Trajano Vieira, Leonardo Santos da Silva
    129-150
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p129-150
  • A (DES) TERRITORIALIZAÇÃO DA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS: um mapeamento das pesquisas no período de 2010-2016

    Suelen Santos Mauricio, Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
    151-167
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p151-167
  • INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM 5 ANOS DE PESQUISA NO BRASIL: pesquisa de revisão integrativa

    Indiamaris Pereira, Paulo Roberto Sehnem
    169-193
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p169-193
  • MATERIALISMO HISTÓRICO E EXISTENCIALISMO: a totalidade e as particularidades na pesquisa dialética

    Damião Bezerra Oliveira, Waldir Ferreira de Abreu
    195-215
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p195-215
  • PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: uma análise bibliométrica do cenário nacional

    Vania Silva de Souza Bilert, Cristiane Mansur de Moraes Souza
    217-236
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p217-236
  • A EXTENSÃO POPULAR E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CONVERSITÁRIO

    Tiago Zanquêta de Souza
    237-256
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p237-256
  • ESCOLAS RURAIS DOMÉSTICAS: "Moças se preparem para sua função de donas de casa e diretoras de lares rurais..."

    Nilce Vieira Campos Ferreira, Neil Franco, Yesica Paola Montes Geles
    257-273
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p257-273
  • PRÁTICAS COTIDIANAS DE LEITURA E DE ESCRITA DE MULHERES CAMPONESAS

    Sonia Maria Alves Oliveira Reis, Carmem Lucia Eiterer, Ana Maria de Oliveira Galvão
    275-293
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p275-293
  • REFORMA DO ENSINO MÉDIO: desafios e possibilidades da educação integral

    Ledyane Lopes Barbosa, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    295-316
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p295-316