TEACHER TRAINING FOR PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION:

an experience in teaching chemistry in the technical course on integrated electrotechnology to high school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.29

Keywords:

Electrotechnical Technician, EJA, Initial formation, PROEJA

Abstract

: In undergraduate courses, the experience of initial formation must pass through several offers of
Basic Education. With Law 9394/96, the provision of technical courses integrated to the Secondary School
becomes an important space for a new career of teachers of Professional and Technological Education (PTE). The offer of undergraduate courses in Federal Institutions (IFETs) is favored to the formation and performance of teachers, when it allows the students to participate in the teaching work in the daily life of Professional Education (EP). In this research, we present the experience of the Technical Course on Integrated Electrotechnology for High School, based on the initial hypothesis presented by the students that had learning difficulties in the contents of Chemistry, this research had the participation of two undergraduate IFMA chemistry, São Luís /campus Monte Castelo , demonstrated that it is possible to teach these contents in a contextualized, creative and critical way, and thus make them more meaningful for students. From the development of interactive strategies in the Teaching of Chemistry in the mentioned technical course, was able to awaken the merit of this Science and contribute to the development of new skills of the teacher of the EPT. Participating in the educational practice in the context of the EJA at the beginning of our training, contributed to the acquisition of critical, investigative and active methodologies with significant learning reflexes.

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Author Biographies

Aline Barbosa de Oliveira, universidade estadual do maranhão

Graduada em licenciatura em química pelo Instituto Federal do Maranhão (2016). Atualmente é Mestranda em Ciencia Animal na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Já atuou como professora de Ciências e Química na Educação Básica. Possui graduação sanduíche, com uma ano de experiencia na Universitá degli Studi Roma Tor Vergata, tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de leite, produção de grafeno através do método de Hummes e no Ensino de Química na EJA atuando principalmente nos seguintes temas: Eletrotécnica,PROEJA, Qualidade, Leite e UHT.

Mali Raiol da Silva, Mestre em Química (IFMA)

Possui mestrado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2018). Com enfase na produção de carvão ativado (endocarpo do babaçu) na adsorção de pesticida em solução aquosa. Graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2014). Durante a graduação foi bolsista de iniciação cientifica desenvolvendo um composto de mel/acerola e voluntaria em projeto de pesquisa voltado para a o ensino de química na modalidade EJA.

Vânia Mondego Ribeiro, Professora Doutora (IFMA)

Doutora em Educação UECE (2013-2017), Mestre em Educação UFMA (2003-2005), graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1998- 2003). Atualmente Professora de Educação no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, atuando principalmente nos seguintes temas: história - educação- memória; formação de professor - PROEJA

Kiany Sirley Brandão Cavalcante, Professora Doutora (IFMA)

Possui graduação em Química Industrial (UFMA, 2005), Licenciatura em Ciências Química (UEMA, 2007), Especialista em Gestão e Ensino de Ciências, Tecnologia e Inovação (VERIS, 2010), Mestrado em Química Analítica (UFMA, 2007) e Doutorado em Ciências, com ênfase em Química Orgânica (UFPB, 2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, com atuação nos cursos técnico, graduação e mestrado. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) do IFMA. Exerceu a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química de 2013 a 2015 e Coordenadora de área do subprojeto de Iniciação à Docência no IFMA/Monte Castelo (PIBID/Capes) de 2013 a 2018. Consultora Ad-Hoc da FAPEMA. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Analise Química, Microbiologia e Química Orgânica, com ênfase em Biocombustíveis, Cromatografia, Planejamento experimental, Catálise, Síntese orgânica e Higiene e Biossegurança. É líder dos Grupos de Pesquisa em Microbiologia e em Biomassa do IFMA cadastrados no CNPq.

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Published

2023-06-30

How to Cite

OLIVEIRA, Aline Barbosa de; SILVA, Mali Raiol da; RIBEIRO, Vânia Mondego; CAVALCANTE, Kiany Sirley Brandão.
TEACHER TRAINING FOR PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION:: an experience in teaching chemistry in the technical course on integrated electrotechnology to high school
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 261–278, 30 Jun. 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12587. Acesso em: 14 nov. 2024.

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Artigos