O IMPACTO DOS RESULTADOS DO SARESP NA AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n3p145-163

Palabras clave:

Avaliação, SARESP, Língua Materna, Rede SESI,

Resumen

Este texto apresenta alguns dados construídos e discutidos durante a pesquisa de mestrado (2015 – 2017), sobre os impactos dos resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) nas ações pedagógicas dos docentes de uma das unidades escolares na rede de ensino Serviço Social da Indústria (SESI – SP). A partir da análise dos resultados desta avaliação externa, nas edições de 2013 e 2014, no componente de Língua Portuguesa do 2º ano do ensino fundamental, observamos mudanças significativas nos índices de desempenho dos alunos do SESI. A pesquisa, pautada na metodologia qualitativa, contou com a colaboração de um grupo de cinco docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, que, por meio de uma entrevista semiestruturada e de um questionário, compartilharam informações que contribuíram para a análise dos dados. Neste artigo, perpassaremos pelas dimensões da avaliação escolar, com especial atenção à avaliação de sistemas. Apresentaremos uma breve explanação da concepção e da metodologia do ensino da Língua Materna, na rede SESI. E, no que se refere ao SARESP, optamos por dar voz às professoras. Transcrevemos fragmentos das entrevistas que demonstram o entendimento sobre a aplicabilidade desta avaliação. A análise dos resultados, para e com a equipe, resultou na prática do uso de simulados, para treino dos alunos.

THE IMPACT OF SARESP RESULTS ON TEACHING ACTION IN ELEMENTARY SCHOOL EARLY YEARS

Abstract

This text presents some data constructed and discussed during the master's research (2015-2017) about the impact of  results in the Evaluation System of Academic Achievement of São Paulo State (SARESP) on teachers’ pedagogical actions in one of the educational units of Industry Social Service (SESI - SP). From the analysis of results of this external evaluation, in 2013 and 2014 editions in Portuguese Language component of elementary school 2nd grade, we observed significant changes in the performance indexes of SESI students. The research, based on the qualitative methodology, with a group of five teachers from elementary school early years, who collaborated through a semi-structured interview and a questionnaire, shared information that contributed to the data analysis. In this article we will go through the school assessment dimensions, with particular attention to the evaluation systems, we will present a brief explanation of the conception and methodology of Native Language teaching in SESI system and, as regard to SARESP, we decided to hear the teachers. We transcribed fragments of the interviews demonstrating the understanding about the applicability of this evaluation. The analysis of results, for and with the team, resulted in the practice of using simulations for training students.

Keywords: Evaluation. SARESP. Native Language. SESI System

EL IMPACTO DE LOS RESULTADOS DEL SARESP  EN LA ACCIÓN DOCENTE EN LOS AÑOS INICIALES DE LA ENSEÑANZA PRIMARIA

Resumen

Este texto presenta algunos datos construidos y discutidos durante la investigación de maestría (2015 – 2017), sobre los impactos de los resultados del Sistema de evaluación del rendimiento Escolar del Estado de São Paulo (SARESP) en las acciones pedagógicas en una de las unidades escolares de la red de enseñanza del Servicio Social de la Industria (SESI – SP). A partir del análisis de los resultados de esta evaluación externa, en las ediciones de 2013 y 2014 en el componente de Lengua Portuguesa del 2º año primario, observamos cambios significativos en los índices de desempeño de los alumnos del SESI. La investigación, basada en la metodología cualitativa, contó con la colaboración de un grupo de cinco docentes de los años iniciales de la enseñanza primaria, que, por medio de una entrevista semiestructurada y de un cuestionario, compartieron informaciones que contribuyeron para el análisis de los datos. En este artículo atravesaremos por las dimensiones de la evaluación escolar, con especial atención a la evaluación de sistemas, presentaremos una breve explicación de la concepción y de la de enseñanza de la Lengua Materna en la red SESI y, lo que se refiere al SARESP, optamos por dar voz a las profesoras. Transcribiremos fragmentos de las entrevistas que demuestran el entendimiento sobre la aplicabilidad de esta evaluación.  El análisis de los resultados para y con su la equipe, resultó en la práctica del uso de simulados, para el preparo de los alumnos.

Palabras-clave: Evaluación. SARESP. Lengua materna. Red SESI.

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Biografía del autor/a

Karina Machado, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos - SP

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora de Educação Básica na rede municipal de Rio Claro - SP.

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos - SP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Professora Adjunta do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Publicado

2019-11-18

Cómo citar

MACHADO, Karina; MONTEIRO, Maria Iolanda.
O IMPACTO DOS RESULTADOS DO SARESP NA AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
. Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 145–163, 18 nov. 2019 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12756. Acesso em: 15 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos