NA TRILHA DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL – 1925/1996

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n1p143-164

Palabras clave:

Educação integral, Educação integral liberal, Tempo integral, Políticas educacionais, Experiências pedagógicas.

Resumen

O advento da Portaria Interministerial 17/2007-MEC intensificou, no Brasil, o debate sobre a natureza e a finalidade do que seja educação integral. O debate se concentra na concepção, nos fundamentos epistemológicos, políticos e pedagógicos, e, ainda, na crítica às políticas educacionais e suas experiências pedagógicas malsucedidas. Este artigo, que não segue nenhuma dessas direções; tem por objetivo buscar definições para o conceito educação integral, tendo por base as políticas e as experiências pedagógicas, visando sintetizá-las em modalidades. Para tanto, utiliza-se a análise histórico-crítica (SAVIANI, 2003; MACIEL e BRAGA, 2008), metodologicamente fundamentada no materialismo histórico-dialético (MARX, 1983) para percorrer, no período entre 1925 e 1996, a trilha das políticas e das experiências pedagógicas, em busca de definições para o conceito educação integral. Como resultado dessa busca, chega-se à conclusão de que as inúmeras experiências pedagógicas em educação integral no Brasil podem ser sintetizadas em duas modalidades: educação integral liberal e tempo integral.

Palavras-chave: Educação integral. Educação integral liberal. Tempo integral. Políticas educacionais. Experiências pedagógicas.

ON THE TRAIL OF THE INTEGRAL EDUCATION CONCEPT IN BRAZIL - 1925/1996

Abstract

The advent of Interministerial Ordinance 17/2007-MEC has intensified, in Brazil, the debate on the nature and purpose of what is integral education. The debate focuses on the conception, on the epistemological, political and pedagogical foundations, and also on the criticism of educational policies and their unsuccessful pedagogical experiences. This article, which does not follow any of these directions; aims to seek definitions for the concept of integral education, based on policies and pedagogical experiences, aiming to synthesize them in modalities. To this end, we used historical-critical analysis (SAVIANI, 2003;  MACIEL and BRAGA, 2008), methodologically founded on historical-dialectical materialism (MARX, 1983) to walk, in the period between 1925 and 1996, the trail of policies and pedagogical experiences, in search of definitions for the concept of integral education. As a result of this search, it is concluded that the innumerable pedagogical experiences in integral education in Brazil can be synthesized in two modalities: integral liberal education and integral time.

Keywords: Integral education. Liberal integral education. Full-time education. Educational policies. Pedagogical experiences.

EN LA PISTA CONCEPTUAL DE EDUCACIÓN INTEGRAL EN BRASIL - 1925/1996

Resumen

 La llegada de la Ordenanza Interministerial 17/2007-MEC ha intensificado, en Brasil, el debate sobre la naturaleza y finalidad de lo que es la educación integral. El debate se centra en la concepción, en los fundamentos epistemológicos, políticos y pedagógicos, y también en la crítica a las políticas educativas y sus fracasadas experiencias pedagógicas. Este artículo, que no sigue ninguna de estas instrucciones; tiene como objetivo buscar definiciones del concepto de educación integral, a partir de políticas y experiencias pedagógicas, con el objetivo de sintetizarlas en modalidades. Para tanto, se utiliza el análisis histórico-crítica (SAVIANI, 2003; MACIEL y BRAGA, 2008), metodológicamente basado en el materialismo histórico-dialéctico (MARX, 1983) para seguir, entre 1925 y 1996, el camino de las políticas y las experiencias pedagógicas, en busca de definiciones para el concepto de educación integral. Como resultado de esta búsqueda, se concluye que las innumerables experiencias pedagógicas en educación integral en Brasil se pueden sintetizar en dos modalidades: educación integral liberal y tiempo integral.

Palabras clave: Educación integral. Educación integral liberal. Tiempo integral. Políticas educativas. Experiencias pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Antônio Carlos Maciel, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Rondônia, do Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE/UNIR e do Doutorado em Educação na Amazônia – PGEDA, Associação Plena em Rede (Educanorte).

Cintia Adélia da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFAM e Pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação e Sustentabilidade – CIEPES/UNIR. Bolsista FAPEAM.

Publicado

2021-01-07

Cómo citar

MACIEL, Antônio Carlos; SILVA, Cintia Adélia da.
NA TRILHA DO CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL – 1925/1996
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 1, p. 143–164, 7 ene. 2021 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15401. Acesso em: 15 nov. 2024.