EDUCAÇÃO E ÉTICA SOB O ENFOQUE DA ABORDAGEM DAS CAPACIDADES
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p13-26Palabras clave:
Educação. Formação. Capacidade. Liberdade. Amartya Sen.Resumen
Inserido na problemática referente à abordagem das “capacidades” de Amartya Sen em sua articulação com a educação, este texto visa a refletir sobre o conceito de capacidade em sua relação com a liberdade e a responsabilidade, apontando a relevância da educação como processos comprometidos com as condições pelas quais os indivíduos se tornam aptos a valorar suas decisões e ações, o que repercute na realização de atos justos. Com foco em pesquisa de cunho teórico, são apontados o convite à ação da responsabilidade e o convite à razão como critérios para romper com o exclusivo autointeresse e a consequente valoração das realizações humanas em seus sentidos e desafios éticos.
Palavras-chave: Educação. Formação. Capacidade. Liberdade. Amartya Sen.
EDUCATION AND ETHICS FOCUSING ON THE CAPABILITIES APPROACH
Abstract: As part of Amartya Sen's approach to “capability” in its articulation with education, this text aims to reflect on the concept of capability in its relation to freedom and responsibility, pointing to the relevance of education as processes committed to the conditions by which the individuals become apt to value their decisions and actions, which has repercussions in the performance of fair acts. Focusing on theoretical research, are pointed out the call to action of responsibility and the invitation to reason as criteria to break with the exclusive self-interest and the consequent valuation of human achievements in their ethical senses and challenges..
Keywords: Education. Formation. Capability. Freedom. Amartya Sen.
EDUCACIÓN Y ÉTICA BAJO EL ENFOQUE DEL ABORDAJE DE LAS CAPACIDADES
Resumen: Insertado en la problemática relativa al enfoque de las "capacidades" de Amartya Sen en su articulación con la educación, este texto pretende reflexionar sobre el concepto de capacidad en su relación con la libertad y a la responsabilidad, señalando la importancia de la educación como procesos comprometidos con las condiciones por las cuales los individuos se vuelven aptos de valorar sus decisiones y acciones, lo que repercute en la realización de actos justos. Con foco en investigación de cuño teórico, son señaladas la invitación a la acción de responsabilidad y la invitación a la razón como criterios para romper el autointerés exclusivo y la valoración resultante de las realizaciones humanas en sus sentidos y desafíos éticos.Palabras clave: Educación. Formación. Capacidad. Libertad. Amartya Sen.
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