A CIÊNCIA NA OBRA O VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR DE LUÍS ANTÓNIO VERNEY

Auteurs-es

  • Verônica Alves Conceição Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Cristiane Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • André Luiz Alves Universidade Tiradentes

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.55

Mots-clés :

Modernidade, Iluminismo, Verney, Ciência

Résumé

O avanço no conhecimento científico transformou a própria epistemologia da ciência. A concepção positivista, segundo a qual a ciência é um conjunto de conhecimentos objetivos, universais e eternos, governado por leis imutáveis e extraído da realidade por meio de uma metodologia rigorosa tem enfrentado algumas críticas advindas, inclusive, das comunidades científicas que implicam em diferentes reconfigurações. Este estudo aborda a ciência a partir do pensamento de Luís António Verney (1713-1792) em sua obra O Verdadeiro Método de Estudar (1746).Objetiva analisar como a ciência é apresentada na obra elaborada por Verney como suporte para a reformulação do sistema de ensino português, no século XVIII, ao tempo em que dialoga com as concepções emergentes de ciência na Europa Oitocentista e com a tradição religiosa, católica, que marca a formação do autor. O texto se constitui como uma revisão bibliográfica de base teórica. Como resultado, constata-se que os aspectos internos da obra refletem os contextos socioeconômico e cultural da Europa alinhados à formação religiosa de Verney. Conclui-se que o desenho de educação pensada para Portugal nasce da coexistência entre filosofia, ciência e religião.

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Bibliographies de l'auteur-e

Verônica Alves Conceição, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutoranda em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT), mestra em Estudos Interdisciplinares (UFBA). Graduada em Pedagogia (UEFS), graduanda em Letras e Literatura Brasileira pela Universidade do Paraná (UNOPAR). Especialista em Psicopedagogia (UNEB) e Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como pedagoga (UEFS), professora na Educação Básica na cidade de Feira de Santana- BA. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pedagogia Universitária (NEPPU/UEFS/CNPq) e no Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Cristiane Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade – UFBA. Mestrado em Letras e Linguística – UFBA. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP. Bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 e é componente do Comitê Assessor de Divulgação Científica - CNPq. Pós-doutorado em Educação – UERJ. Coordenadora do Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação (PROMOB-FAPITEC/CAPES – UNIT/UERJ/UFSC). É professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

André Luiz Alves, Universidade Tiradentes

Doutorando em Educação - Linha Educação e Comunicação, na Universidade Tiradentes (PPED/UNIT-Bolsista FAPITEC/SE). Mestrado em Educação (PPED/UNIT-Bolsista PROCAPS). Graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda - UNIT. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

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Publié-e

2022-12-29

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CONCEIÇÃO, Verônica Alves; PORTO, Cristiane Magalhães; ALVES, André Luiz.
A CIÊNCIA NA OBRA O VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR DE LUÍS ANTÓNIO VERNEY
. Cadernos de Pesquisa, v. 29, n. 3, 29 déc. 2022 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12692. Acesso em: 6 oct. 2024.