PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n2.2023.24

Mots-clés :

Prática docente, Inclusão escolar, Deficiência intelectual

Résumé

 

 Esse estudo teve como objetivo geral investigar as práticas docentes de professores de alunos com deficiência intelectual na escola regular. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, com delineamento da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em duas escolas públicas da rede municipal de Teresina (PI) e desenvolvido com seis participantes, professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuavam na classe comum. Foram utilizados como procedimentos metodológicos diagnóstico dos conhecimentos prévios das professoras; sessões de estudo denominadas encontros de estudo; e observação. Para a produção das informações utilizamos a estratégia casos de ensino e, como instrumentos, o questionário e o diário de campo. Os resultados evidenciaram que as professoras não conseguiam organizar e implementar práticas diferenciadas da proposta curricular do ano escolar que o aluno estava frequentando. Elas utilizavam com os alunos com deficiência intelectual, atividades distanciadas do currículo da turma, que eram mais simples e mais fáceis. A falta de formação específica para trabalhar com alunos PAEE foi o elemento que mais se destacou como dificuldade, na fala das professoras, realçado pelo sentimento de despreparo para o trabalho.

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Maria do Socorro Santos Leal Paixão, Universidade Federal do Piauí

Centro de Ciências da Educação

Departamento de Fundamentos da Educação

Área de Fundamentos Psicológicos da Educação

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí

Centro de Ciências da Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação

Departamento de Fundamentos da Educação

Área de Fundamentos Psicológicos da Educação

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Publié-e

2023-06-30

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PAIXÃO, Maria do Socorro Santos Leal; LUSTOSA, Ana Valéria Marques Fortes.
PRÁTICAS DOCENTES INCLUSIVAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM CONTEXTOS ESCOLARES
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 2, p. 145–169, 30 juin 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/14312. Acesso em: 14 nov. 2024.

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