v. 24, n. 2, maio/ago. 2017

					Afficher v. 24, n. 2, maio/ago. 2017
Publié-e: 2017-09-03

Expediente e Sumário

Editorial

  • EDITORIAL

    Francisca das Chagas Silva Lima, Iran de Maria Leitão Nunes
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2editorial

Artigos

  • GRUPOS DE INTERLOCUÇÃO E A “HISTÓRIA A CONTRAPELO”: contribuições para se pensar a Pesquisa em Educação.

    Marcos Britto Corrêa, Liliana Soares Ferreira
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p1-12
  • EDUCAÇÃO E ÉTICA SOB O ENFOQUE DA ABORDAGEM DAS CAPACIDADES

    Mauricio João Farinon
    13-26
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p13-26
  • A REFORMA CURRICULAR E A MEMÓRIA IDEOLOGIZADA DE UMA GEOGRAFIA EM (DES) CONSTRUÇÃO

    José Rubens Mascarenhas de Almeida, Danilo Bandeira dos Santos Cruz
    27-41
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p27-41
  • “NÃO COSTUMO PERDER MEU TEMPO COM ESSE TEMA”: reflexões sobre o sexismo cotidiano na fala de um docente

    Valquiria Gila de Amorim, Maria Eulina Pessoa de Carvalho, Jeane Félix
    42-55
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p42-55
  • ENTRE INCÊNDIOS E A DIDÁTICA DA TRADUÇÃO

    Fabiane Olegário, Sandra Mara Corazza
    56-63
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p56-63
  • A ESCUTA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: algumas considerações

    Maria Verónica Pascucci
    64-73
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p64-73
  • O ENSINO DE SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS: constatações a partir dos atos de mediação docente

    Eliziane Rocha Castro, Marcília Chagas Barreto, Antonio Luiz de Oliveira Barreto, Francisco Jeovane do Nascimento
    74-88
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p74-88
  • RECURSOS DIDÁTICOS COMO COMPLEMENTO AO ENSINO DE BIOLOGIA PARA PROFESSORES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: um estudo de caso

    Andrezza Santos Flores, Angela Coletto Morales Escolano, Carolina Buso Dornfeld
    89-103
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p89-103
  • MÚSICA NA ESCOLA: proposta de intervenção em escolas de ensino médio em São Luís-MA

    João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Oswaldo Lorenzo Quiles, Mara Rachel Souza Soares de Quadros, Ana Déborah Pereira de Barros
    104-124
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p104-124
  • EDUCAÇÃO POPULAR COMO POLÍTICA DE SAÚDE: interfaces com a formação profissional em saúde

    Hellen Cristina Sthal, Cátia Regina Assis Almeida Leal
    125-138
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p125-138
  • POLIFONIA E INOVAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NO ENSINO SUPERIOR

    Maria Ligia Rangel Santos, Maria Natália Pereira Ramos
    139-155
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p139-155

Artigo de Revisão

  • APRENDIZADO BILÍNGUE E LINGUAGEM ESCRITA: desenvolvimento de habilidades metalinguísticas

    Girlane Moura Hickmann, Sandra Regina Kirchner Guimarães, Adolfo Antonio Hickmann
    156-169
    DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v24n2p156-169

Autores