Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v8n2.2022.10

Palabras clave:

Minicurso universitário, Tabuleiro de Xadrez, Conhecimentos matemáticos, Instrumentos matemáticos, História da Matemática

Resumen

Baseada na demanda por diferentes estratégias metodológicas e maior qualificação dos professores, as práticas universitárias vêm sendo cada mais buscadas como alternativa para a formação e a prática docentes no contexto universitário. Em vista disso, realizamos um minicurso voltado para graduandos da Universidade Estadual do Ceará, tratando da manipulação do Tabuleiro de Xadrez de John Napier e apoiado em uma vertente que visa construir uma interface entre história da matemática e ensino por meio de um recurso histórico alinhado com fazeres pedagógicos. Com isso, baseados em uma metodologia de pesquisa aplicada descritiva, buscamos com este estudo apresentar e analisar os dados obtidos na prática referente aos conceitos matemáticos encontrados no processo de construção do instrumento matemático do século XVII, o Tabuleiro de Xadrez de John Napier, e, a partir disso, discutir sua possível inserção no ensino de matemática. Assim, consideramos que tal prática contribuiu de forma efetiva para os participantes e docentes, proporcionando debates que mostraram um novo olhar sobre a Matemática e o objeto de pesquisa. Concluímos que o instrumento apresenta diferentes conceitos, matemáticos e históricos, que podem ser discutidos de diversas maneiras, colaborando para a ação docente e a aprendizagem matemática.

Mathematical concepts in the numerical graduation of John Napier’s Chessboard instrument based on a university practice

Abstract

Based on the demand for different methodological strategies and greater qualification of teachers, university practices have been increasingly sought after as an alternative for teacher training and practice in the university context. In view of this, we conducted a mini-course aimed at undergraduates of the Universidade Estadual do Ceará, Brazil, dealing with the manipulation of the John Napier’s Chess Board and supported by a strand that aims to build an interface between history of mathematics and teaching through a historical resource aligned with pedagogical actions. With this, based on a descriptive applied research methodology, we seek with this study to present and analyze the data obtained in practice regarding the mathematical concepts found in the process of construction of the seventeenth century mathematical instrument, John Napier’s Chess Board, and, from that, to discuss its possible insertion in mathematics teaching. Thus, we consider that this practice contributed effectively to the participants and teachers, providing debates that showed a new look at Mathematics and the object of research, in addition, we concluded that the instrument presents different concepts, mathematical and historical, which can be discussed in different ways, collaborating for teaching action and mathematical learning.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jeniffer Pires de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Licenciada em Matemática (2022) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Citas

ALBUQUERQUE, Leila Cunha de; GONTIJO, Cleyton Hércules. A complexidade da formação do professor de matemática e suas implicações para a prática docente. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 4 out. 2013.

ALMEIDA, Jeniffer Pires De. A operação de multiplicação no Tabuleiro de Xadrez de John Napier para o estudo de conceitos matemáticos na formação do professor. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2022) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A aritmética de localização de John Napier para a multiplicação. Revista história da matemática para professores, v. 6, n. 2, p. 43 - 56, 31 dez. 2020.

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. A matemática presente nas conversões de números nas barras da Aritmética de Localização. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. I.], v. 8, n. 23, p. 691–706, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa-3. Artmed editora, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed.-São Paulo: Atlas, 2003.

NAPIER, Jonh. Rabdologiae, Seu Numerationis Per Virgulas: cum appendice de expeditíssimo Multiplicationes promptuario, quibus acessit e arithmeticea localis liber unus. In: RICE, B.; GONZÁLEZ-VELASCO, E.; CORRIGAN, A. The Life and Works of John Napier. Cham: Springer, 2017. p. 652-749.

OLIVEIRA, Gisele Pereira. O uso da história da matemática e dos objetos de aprendizagem como ferramentas pedagógicas na formação de professores de matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, n. 20, p. 126-138, 2020.

PAIVA, Adriana Borges. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 98–108, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.223.

PEREIRA, Alessandra Knoll et al. A importância das atividades extracurriculares universitárias para o alcance dos objetivos profissionais dos alunos de administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, Florianópolis, Edição Especial, p. 163-194, 2011.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013. 277 p.

SÁ, Eliane Ferreira de et al. As aulas de graduação em uma universidade pública federal: planejamento, estratégias didáticas e engajamento dos estudantes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 70, p. 625-650, jul. 2017.

SAITO, Fumikazu. Construindo interfaces entre história e ensino da matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 3, n. 1, 2016.

SAITO, Fumikazu. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. Rematec, Natal, v. 9, n. 16, p. 25-47, 2014.

SAMPAIO, Andressa Santos. O estudo da equação polinomial do segundo grau na articulação entre história da matemática e o ensino. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2019) – Universidade Estadual do Ceará, 2019.

SILVA, Francisco Hemerson Brito Da. Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.

Publicado

2023-03-16

Cómo citar

ALMEIDA, Jeniffer Pires de; PEREIRA, Ana Carolina Costa.
Conceitos matemáticos na graduação numérica do instrumento Tabuleiro de Xadrez de John Napier com base em uma prática universitária
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 8, n. 2, p. e1022, 1–10, 16 mar. 2023 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/20103. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos