ELABORAÇÃO DE UM MEIO SEMI-SELETIVO COM BASE NA RESISTÊNCIA MÚLTIPLA CONSTITUTIVA DE PSEUDOMONAS PUTIDA (UFV-0073) A ANTIBIÓTICOS
DOI:
https://doi.org/10.0000/rtcab.v4i1.79Palavras-chave:
Fitopatologia, Botânica, Antibiograma, Filoplano, TomateiroResumo
O isolado UFV-0073 de Pseudomonas putida, autóctone do filoplano de tomateiro, foi selecionado para o controle biológico de doenças da parte aérea da cultura. No presente trabalho, foi elaborado um meio semi-seletivo para que no futuro seja estudada a dinâmica populacional desse agente de biocontrole na superfície das folhas, depois da dispensa nas plantas por pulverização, na tentativa de determinar como muitas vezes o agente de biocontrole, deve ser aplicado ao longo do ciclo da cultura. Vários passos foram seguidos para a construção de um meio seletivo com base na resistência múltipla constitutiva (RMC) do isolado UFV-0073 a antibióticos. Primeiramente foram feitos antibiogramas com 52 discos de impregnados com antibióticos e o isolado UFV-0073 foi insensível a nove. Desses, três antibióticos foram utilizados para futura investigação. Em segundo lugar, diferentes diluições dos três antibióticos escolhidos foram testadas, e o isolado UFV-0073 foi insensível até a concentração de 2500 μg.mL-1. Além disso, os três antibióticos foram incorporados juntos ao meio de cultura padrão até 64 μg.mL-1, tornando o meio semi-seletivo. Diluições seriadas do lavado de folhas do tomateiro, foram cultivadas no meio semi-seletivo, indicando que o meio não era repressivo ao agente de biocontrole alvo mas altamente repressivo aos outros microrganismos que vivem na superfície das folhas do tomateiro.
Palavras-chave: Controle biológico; Antibiograma; Residente de filoplano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista Trópica: Ciências Agrárias e BiológicasEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.