COMBATENDO A IMPERCEPÇÃO BOTÂNICA: AÇÕES DIDÁTICAS DE EXTENSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA PIAUIENSE
Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino de botânica, Processo de ensino-aprendizagemResumo
Um dos motivos que mais dificultam o ensino-aprendizagem de botânica no ensino fundamental e médio e contribuem para a perpetuação da impercepção botânica é o caráter excessivamente teórico com o qual o conteúdo é abordado. Assim, o presente trabalho objetivou analisar a eficiência do uso de um material didático alternativo no ensino de botânica (“kit botânico”) em uma escola da rede pública de ensino de Teresina, visando combater a impercepção botânica através de demonstrações práticas de como a botânica está presente no cotidiano. Para tanto, o kit botânico é composto de 15 produtos e objetos presentes no dia a dia que possuem origem vegetal e os relaciona às respectivas espécies através de fichas com informações taxonômicas, morfológicas e curiosidades, além de um questionário para avaliar sua efetividade. Na intervenção foi feita uma apresentação sobre o conceito de botânica, de como ela se apresenta no cotidiano e da sua importância para a sociedade com a utilização do kit botânico, além da aplicação de questionários antes e depois da atividade. Comparando os questionários anteriores e posteriores à atividade, constatou-se que os estudantes possuem dificuldades em reconhecer a botânica em seu dia a dia mesmo em produtos e materiais de uso próximo e constante, no entanto, o kit mostrou-se como uma ferramenta eficaz na superação de tal dificuldade e no combate à impercepção botânica.
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