PROJETO (RE)FLORIR O DBIO: CONSTRUINDO JARDINS DIDÁTICOS PARA COLHER CONHECIMENTO NO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Autores

  • Marcos Adriano Silva Morais Universidade Federal do Piauí
  • Thais Cury de Barros Universidade Federal do Piauí
  • Arthur Eduardo de Sousa Queiroz Universidade Federal do Piauí
  • Maria Carolina de Abreu Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Educação, Jardim, Botânica

Resumo

Esse estudo tem como objetivo demonstrar a importância da estruturação de jardins didáticos e as estratégias para obtenção de espécies nativas e exóticas para uso dessas nas aulas práticas das disciplinas de Botânica. Além disso, destaca a relevância de uma nova imagem paisagística para o departamento com o propósito de aumentar a sensação de pertencimento aos alunos e professores que convivem no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Piauí. A metodologia utilizada para a implementação dos jardins didáticos, teve início com a modificação do solo das éreas externas no entorno do Departamento de Biologia, com adição de serapilheira e adubo animal. A inserção de plantas na forma de mudas ou no plantio de sementes foi realizado pelos bolsistas e voluntários do projeto Reflorir que são responsáveis pela estruturação e manutenção dos canteiros. O Departamento possui 11 canteiros, que foram sistematizados em plantas de sol, plantas de sombra, canteiro frontal para ornamentação e canteiros laterais com plantas herbáceas bulbosas. A revitalização dos espaços é notória, mas principalmente aconteceu o aumento no número de plantas e na diversidade, assim promovendo uma relação teórico e prática que vai auxiliar os estudantes na compreensão das aulas teóricas, facilitando o aprendizado.

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Referências

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

Morais, M. A. S., Barros, T. C. de, Queiroz, A. E. de S., & Abreu, M. C. de. (2023). PROJETO (RE)FLORIR O DBIO: CONSTRUINDO JARDINS DIDÁTICOS PARA COLHER CONHECIMENTO NO DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 105–110. Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22420

Edição

Seção

Artigos