ASSOCIATION BETWEEN LEVELS OF CORTISOL AND SYNDROME BURNOUT IN TEACHERS OF A COLLEGE OF SAINT LOUIS-MA

Auteurs-es

  • Daniele Costa Mouzinho

Mots-clés :

Burnout, docentes, cortisol

Résumé

RESUMO

 

A Síndrome de Burnout está relacionada ao estresse crônico ocupacional, como o principal hormônio regulador do estresse é o cortisol, esta síndrome pode alterar seus níveis. O objetivo desta investigação foi associar os níveis de cortisol à Síndrome. A pesquisa utilizou o questionário preliminar da Burnout junto com análise do cortisol salivar (realizada em dois momentos) pela técnica de eletroquimioluminescência (ECLIA), em 25 voluntários (docentes) da instituição. Segundo o questionário, 100% dos docentes manifestaram alguma fase da Burnout, contrastando com a análise do cortisol, com 72% apresentando níveis normais do hormônio e apenas 26% com valores elevados. Comparando os dois momentos, observa-se que na segunda colheita do cortisol, 56,5% das amostras estão acima do limite, apresentado mais que a primeira, no entanto a 1ª apresentou maior número de amostras com valores significativamente baixos, não ocorrendo na segunda. Considerando o fato da primeira corresponde ao final do semestre, período em que a intensidade de trabalho e estresse é maior em professores, esperado seria que este apresentasse valores mais elevados do que a segunda (na volta das férias). A associação ainda permanece obscura. Estudos relatam que a síndrome pode levar tanto a níveis elevados quanto a níveis baixos do cortisol.

 

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Biographie de l'auteur-e

Daniele Costa Mouzinho

Graduada em Biomediciana

Publié-e

2021-07-19

Comment citer

Mouzinho, D. C. (2021). ASSOCIATION BETWEEN LEVELS OF CORTISOL AND SYNDROME BURNOUT IN TEACHERS OF A COLLEGE OF SAINT LOUIS-MA. Revista De Ciências Da Saúde, 18(2), 26–33. Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/rcisaude/article/view/6637

Numéro

Rubrique

Artigos