AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE DOR NEONATAL
Palavras-chave:
Dor, Recém-Nascido, Profissional de Saúde, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.Resumo
Introdução: Os avanços tecnológicos proporcionaram aumento da sobrevida de recém-nascidos prematuros ou gravemente enfermos. Porém, a terapêutica os expõe a procedimentos que podem ocasionar dor e sofrimento. Existem escalas que possibilitam o profissional perceber manifestações da dor para minimizar seu desconforto e complicações, porém sua implantação não é um processo simples e pode ser influenciada por fatores relacionados aos próprios profissionais. Objetivo: Avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde atuantes na UTI Neonatal sobre dor neonatal. Métodos: Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, os critérios de inclusão foram ser profissional de saúde de nível superior, prestar assistência clínica ao recém-nascido, e atuar no serviço o Hospital Universitário/ Unidade Materno Infantil em São Luís - MA, há mais de um ano. Resultados: Dentre os participantes, 52,8% obteve informação sobre a dor neonatal na graduação. Quanto à forma de avaliação da dor do recém-nascido, cada categoria profissional utiliza diferentes padrões de avaliação. Quanto ao tratamento da dor, 80% das enfermeiras, 92,3% dos médicos e 60% das fisioterapeutas citaram medidas farmacológicas e não farmacológicas. Conclusões: Os profissionais de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal reconhecem a dor neonatal, com o desenvolvimento de suas práticas.
Palavras-chave: Dor. Recém-Nascido. Profissional de Saúde. Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Pesquisa em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.