PERFIL EPIDEMIOLÓGICO EM MULHERES PORTADORAS DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS ATENDIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UMA COMUNIDADE EM SÃO LUÍS - MA
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
, Hipertensão, Diabetes, Perfil EpidemiológicoResumo
Introdução. A hipertensão arterial e o diabete mellitus configuram importantes problemas de saúde coletiva no Brasil, pelas suas elevadas prevalências, pelas complicações agudas e crônicas a que dão origem e por representarem fatores de risco associados às doenças cardiovasculares. Objetivo. Conhecer o perfil epidemiológico em mulheres portadoras de hipertensão arterial e diabetes mellitus atendidas pela estratégia saúde da família. Método. Realizou-se um estudo descritivo, transversal, com uma abordagem quantitativa, no período janeiro a junho de 2010 com um grupo de mulheres portadoras de hipertensão arterial, cadastradas e em acompanhamento nos Centros de Saúde da Cidade Olímpica - São Luís-MA. Resultados. Participaram do estudo 88 mulheres hipertensas com idade entre 18 a 65 anos, onde se verificou uma prevalência de 25% de Diabetes mellitus, predominando a faixa etária de 50 anos ou mais (91%), sendo a média de idade de 62,6 anos. Em relação à atividade física 77,3% não realizavam qualquer atividade física. Quanto ao tabaco, 50% nunca utilizaram, entretanto 45,5% já foi fumante. O excesso de peso foi observado em 72,7% das participantes. Conclusão. A Hipertensão e o Diabetes Mellitus foram prevalentes. Vale ressaltar que é de extrema importância o controle rigoroso da pressão arterial e dos níveis glicêmicos e lipídicos a fim de reduzir os eventos cardiovasculares e a progressão de outras complicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.