CARACTERÍSTICAS, CONHECIMENTO E AUTOCUIDADO DE IDOSOS PORTADORES DE DIABETES MELITTUS COM ÚLCERA DE PÉ / Characteristics, knowledge and self-care of elderly people with Diabetes mellitus and foot ulcer
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
Diabetes, Úlcera de Pé, IdosoResumo
Introdução. O diabetes mellitus é uma das principais doenças crônicas que acomete a população, principalmente os idosos. Dentre as suas principais complicações está o pé diabético. Objetivo. Conhecer o perfil de pacientes idosos diabéticos com úlcera de pé, internados em um hospital de emergência de São Luís-MA. Métodos. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e quantitativo. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas referentes ao tempo de doença, conhecimento sobre a doença, tratamento, comorbidades e dados socioeconômicos. A amostra foi constituída por 20 idosos diabéticos, com idade entre 71 a 80 anos. Resultados. Observou-se que 50% eram do sexo masculino, 55% não sabiam ler e escrever, 50% percebiam renda de até 1 salário mínimo, 35% tinham menos de 5 anos de diagnóstico da doença. Sobre o conhecimento da doença, 60% tinham pouca informação e os fatores de risco para formação de pé diabético foram: pele seca, unhas grossas, rachaduras e ranhuras. De acordo com a escala de Wagner as feridas mais frequentes foram classificadas nos graus II e IV. Quanto aos hábitos de vida, 50% eram ex-fumantes, 55% ex-usuários de álcool, 95% eram sedentários e 60% não faziam dieta. A hipertensão arterial foi a comorbidade mais frequente. Conclusão. Os idosos com úlceras de pé possuíam pouco poder aquisitivo e baixa escolaridade além de pouco conhecimento e orientação sobre a doença, o que pode contribuir significativamente para o aparecimento de complicações como as úlceras de pé.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.