MORTALIDADE FEMININA NO ESTADO DO MARANHÃO: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA / Female mortality in the state of Maranhão: a quantitative approach
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
Declaração de óbito, Causa de óbito, Saúde da MulherResumo
Introdução: A população feminina brasileira representa parcela importante da população geral, constituindo fração considerável da força produtiva do país. Objetivos: Caracterizar as causas de morte entre mulheres de 10 anos e mais no estado do Maranhão no ano de 2005. Metodologia: Estudo do tipo transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados utilizando o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão (SES). Para este estudo foram selecionados as Declarações de Óbito (DO) de mulheres com idade superior a 10 anos perfazendo um total de 8.417. Resultados: Foi evidenciado que a maioria das mulheres que foram a óbito encontrava-se na faixa etária de 70-89 anos, e dentre as principais causas de mortes femininas ocorridas no período destacaram-se as causas mal definidas (35,73%), as doenças cardiovasculares (11,37%), as doenças cerebrovasculares (11,05%) e o Diabetes Mellitus (7,05%). Conclusões: Apesar das imprecisões e falhas que podem ocorrer no preenchimento das declarações de óbito, os dados de mortalidade obtidos por meio dessa fonte podem trazer subsídios para um conhecimento aproximado das causas básicas de mortalidade e dar idéia de sua evolução no tempo e de sua distribuição no espaço, segundo atributos individuais das pessoas falecidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.