MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA: ALGUNS FATORES DE RISCO PARA A MORTALIDADE FETAL E INFANTIL EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE SÃO LUÍS - MA / Maternity in the adolescence: some risk factors for fetal and infant mortality in a public maternity of São Luís - MA
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palavras-chave:
Maternidade na adolescência, Fatores de risco, Mortalidade fetal e infantilResumo
Introdução. A maternidade na adolescência tem se elevado no Brasil, em contraposição à queda da fecundidade em outros grupos etários. Estima-se que 20% de todos os nascidos vivos no Brasil sejam de mães adolescentes. Recém-nascidos de adolescentes tendem a apresentar maiores fatores de risco para a mortalidade fetal e infantil como prematuridade e baixo peso ao nascer. Outros fatores, como a baixa renda familiar, pouca escolaridade, gravidez indesejada, relações familiares e com o parceiro, vem sendo apontados como risco social para a mortalidade infantil. Objetivo. Avaliar as características socioeconômicas e reprodutivas de mães adolescentes e alguns fatores de risco para a mortalidade fetal e infantil em maternidade pública de São Luís-MA. Métodos. Trata-se de estudo descritivo de corte transversal, realizado em maio de 2011. Resultados. Verificou-se entre as mães adolescentes elevado percentual de baixa renda familiar, parto prematuro, aborto, pré-natal inadequado, gravidez indesejada e peregrinação em busca do local para o parto. Recém-nascidos com baixo peso e prematuros representavam 36,4% e 49,1% respectivamente. Conclusão. As condições socioeconômicas e reprodutivas das mães adolescentes estudadas apontam para a necessidade de políticas sociais e de saúde voltadas aos adolescentes e à melhoria da atenção pré-natal.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.