Perfil do acadêmico de odontologia de uma universidade pública / Profile of dentistry students of a public university
DOI:
https://doi.org/10.18764/Palabras clave:
Odontologia, Recursos humanos em Odontologia, Educação em OdontologiaResumen
Introdução: Conhecer o perfil do estudante implica em saber suas razões para a escolha do curso, suas expectativas relacionadas a este e a futura profissão, contribuindo para a discussão sobre o papel da Universidade na formação dos recursos humanos. Objetivo: Caracterizar o acadêmico de Odontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conhecer seu perfil socioeconômico e analisar se a formação proposta pelo curso condiz com as diretrizes curriculares do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Métodos: Os alunos responderam ao questionário com perguntas objetivas fechadas e abertas, onde foram levantados fatores socioeconômicos, forma de ingresso na Universidade e expectativas com o mercado de trabalho. Resultados: O perfil do acadêmico de Odontologia da UFMA foi semelhante ao de outras universidades, mostrando mudanças em decorrência do mecanismo de ingresso; há predominância de alunos solteiros, entre 21 e 23 anos, da cor branca, sexo feminino, que nasceram em São Luís-MA, moram em casa própria; as atividades acadêmicas remuneradas atendem a uma pequena parcela de alunos; mais da metade vive com rendimento mensal de um salário mínimo; escolheram o curso por vocação, pretendem atuar em consultório odontológico próprio e fazer especialização; alguns encontraram dificuldades durante o curso relacionadas principalmente à infra-estrutura do prédio. Conclusão: o perfil encontrado não condiz com o proposto pelo CFO, pois a maioria dos alunos deseja trabalhar em consultório particular, demonstrando pouco interesse na saúde pública. As ações afirmativas promoveram a diversificação dos alunos o que caracteriza um aspecto positivo no âmbito social.
Palavras-chave: Odontologia. Recursos humanos em Odontologia. Educação em Odontologia.
Abstract
Introduction: The profile identification of students implies to know their reasons for choosing the course as well as their expectations related to their future career. This contributes to the discussion on the role of the University in the formation of human resources. Objective: To describe the dentistry students of the Federal University of Maranhão (UFMA); to know about their socioeconomic profile and analyze whether the proposed education is consistent with the course curriculum guidelines of Brazilian Federal Council of Odontology (CFO). Methods: Students answered a questionnaire with objective, closed and open questions concerning the socioeconomic factors as well as the way of University entrance and labor market expectations. Results: The profile of the UFMA dentistry students was similar to other Universities, showing changes due to the way of entrance. Most students were single, 21 to 23 years of age, female, with white skin and born in São Luis-MA. Most of them also lived in their own house. Few students carry out paid academic activities. More than half of individuals live with a monthly income of minimum wage. Students chose the course due to vocational skills. They intended to work in their own dental office and make specialization. Some of them encountered difficulties during the course mainly related to infrastructure of the University building. Conclusion: The profile that was found in this study is not consistent with that proposed by the CFO because most students want to work in private dental offices, showing little interest in the public health. Affirmative action measures promote the diversification of the students, which characterizes a positive aspect in our society.
Keywords: Dentistry. Dental staff. Education dental.
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