DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO HOSPITALAR À SAÚDE
Mots-clés :
Enfermagem, Educação Superior, Aprendizado Vivencial, Atividades de FormaçãoRésumé
Introdução: A prática discente hospitalar auxilia no desenvolvimento de competências profissionais. Objetivo: Relatar as experiências de acadêmicos de enfermagem em práticas hospitalares. Métodos: Relato de experiência do componente curricular Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem na Atenção Hospitalar. As atividades ocorreram em setembro de 2022, na clínica médica de um hospital de ensino em Petrolina-PE, com acompanhamento docente e apoio de discentes monitores. Resultados: Foram realizadas: visita técnica, procedimentos, Histórico de Enfermagem, apresentação e discussão de casos clínicos baseados no Processo de Enfermagem usando mapa mental como recurso facilitador de aprendizagem. Conclusão: O exercício teórico-prático discente é essencial para formação profissional.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação Superior. Aprendizado Vivencial. Atividades de Formação.
Téléchargements
Références
Marques RC, Silveira AJT. The enfermeiro-mor (head-nurse) in Santas Casas in the province of Minas Gerais: between care and administration. Cien Saude Colet [Internet]. 2022;27:3419–3428. doi: 10.1590/1413-81232022279.04652022.
Sobrinho AB, Bernardo JMS, Alexandre AKS, Oliveira VL, Leite-Salgueiro CDB. Liderança do Enfermeiro: Reflexões sobre o papel do Enfermeiro no Contexto Hospitalar. ID line Rev Psicol [Internet]. 2018;12:693–710. doi: 10.14295/idonline.v12i41.1238.
Barbosa SS, Kreusch PS, Lenz JR, Ilha P. The reality of theoretical-practical activities in the perception of nursing academics: experience report. Rev enferm UFPE line [Internet]. 2017;11:442–448. doi: 10.5205/reuol.7995-69931-4-SM.1101sup201725.
Melo GSM, Tibúrcio MP, Freitas CCS, Vasconcelos QLDAQ, Costa IKF, Torres GV. Semiotics and semiology of Nursing: evaluation of undergraduate students’ knowledge on procedures. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017;70:249–256. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0417.
Motta IL, Cogo ALP. Undergraduate nursing students’ interpersonal relationships and feelings in first hospital practice. J Nurs Heal [Internet]. 2018;8. doi: 10.15210/jonah.v8i3.11039.
Leite KNS, Sousa MNA, Nascimento AKF, Souza TA. Utilização da metodologia ativa no ensino superior da saúde: revisão integrativa. Arq Ciências da Saúde da UNIPAR [Internet]. 2021;25. doi: 10.25110/arqsaude.v25i2.2021.8019.
Brisolla L. A prática pedagógica no ensino superior: planejamento, interdisciplinaridade e metodologias ativas. Devir Educ [Internet]. 2020;4:77–92. doi: 10.30905/ded.v4i1.157.
Guimarães RLS, Garanhani ML, Souza SNDH, Haddad MDCL. Trabalho em Equipe na Formação do Enfermeiro: Perspectivas e Desafios sob a Ótica do Pensamento Complexo. Rev Ensino, Educ e Ciências Humanas [Internet]. 2018;19:465. doi: 10.17921/2447-8733.2018v19n4p465-471.
Gonçalves MF, Gonçalves AM, Fialho BF, Gonçalves IMF. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Práticas Educ Memórias e Oralidades - Rev Pemo [Internet]. 2020;3:e313757. doi: 10.47149/pemo.v3i1.375
Siqueira LDC, Santos MC, Calmon ITS, Siqueira Junior PC. Dimensionamento de profissionais de enfermagem da clínica médica de um hospital universitário. Enferm em Foco [Internet]. 2020;10. doi: 10.21675/2357-707X.2019.v10.n4.2179.
Lima JLO, Manini MP. Metodología para el Análisis Cualitativo de Contenido integrado con la técnica de Mapas Mentales utilizando los softwares Nvivo y FreeMind. Informação & Informação [Internet]. 2016;21:63. doi: 10.5433/1981-8920.2016v21n3p63.
Negreiros RV, Lima VC. IMPORTANCE OF THE SUPERVISED STAGE FOR THE ACADEMIC OF NURSING IN THE HOSPITAL: sharing experiences with a work team. Rev DA Univ Val DO RIO VERDE [Internet]. 2018;16. doi: 10.5892/ruvrd.v16i2.4359.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos autorais Revista de Pesquisa em SaúdeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.