Chamada para dossiê: Escola, Família e Espaço urbano contemporâneo
Nos últimos anos no Brasil, bem como em outros países, os estudos sociológicos têm dado destaque no âmbito da sociologia da educação e do trabalho escolar, à relação entre família e escola, buscando mensurar, por um lado, o peso da família na escolha dos estabelecimentos de ensino como estratégia de reprodução social e cultural e, por outro, os efeitos do território urbano na produção das desigualdades sociais e escolares. Esse dossiê propõe divulgar as contribuições nessa agenda de pesquisa, atentando, outrossim, para as novas formas de gestão escolar e pedagógica no contexto das reformas de ensino e diferentes fenômenos urbanos contemporâneos tais como: processos de classificação, estigmatização escolares, violência, automutilação/suicídio etc.
Organização: José Benevides Queiroz (UFMA), Juarez Lopes de Carvalho Filho (UFMA) e Nicolas Sembel (Université de Marseille)
As propostas devem ser enviadas por meio do correio eletrônico: revistapgcs@gmail.com
E as normas de submissão e outras informações sobre a REPOCS podem ser consultadas em http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/index.
Data limite para a submissão dos artigos: 31/08/2025
Previsão de publicação: janeiro de 2026.
Acompanhe o nosso instagram:
https://www.instagram.com/repocsrevista?igsh=MTJyemp1OTR5Y29vaQ%3D%3D&utm_source=qr