O CONCEITO DE “MOTRIZES CULTURAIS” APLICADO ÀS PRATICAS PERFORMATIVAS AFRO-BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Identidade Social, Religião, CulturaResumo
O presente artigo aplica o conceito de “motrizes culturais” às dinâmicas próprias das práticas performativas ou performances culturais afro-brasileiras a partir da análise de três manifestações: o candomblé, a umbanda e a capoeira. Dentre estas dinâmicas aponta: 1) a presença de um trio poderoso e inseparável, o cantar-dançar-batucar; 2) a concomitância ou alternância do ritual e do jogo; 3) o culto a ancestralidade; 4) a importância dos mestres no processo de transmissão dos saberes e das próprias dinâmicas. e 5) a importância da roda na dinâmica entre performers e performers e espectadoresPalavras-chave: Performance afro-brasileira. Performance e religião afro-brasileira. Praticas performativas afro-brasileiras.
ABSTRACT
This article applies the concept of "cultural matrix" to the dynamics of performative practices of Afro-Brazilian cultural performances, analyzing of three major events: candomblé, umbanda and capoeira. Among these dynamic it points: 1) the presence of a powerful and inseparable trio, singing-dancing-drumming, 2) concurrent or alternation of ritual and play, 3) the worship of ancestry, and 4) the importance of informal teachers in the process transmission of knowledge and their own dynamics. and finally, 5) the importance of the wheel in the dynamic among performers themselves and spectators.
Keywords: Afro-brazilian performance. Performance and afro-brazilian religion. Afro-brazilian performing practices.
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LIGIÉRO, Zeca.
O CONCEITO DE “MOTRIZES CULTURAIS” APLICADO ÀS PRATICAS PERFORMATIVAS AFRO-BRASILEIRAS
. Revista Pós Ciências Sociais, v. 8, n. 16, 20 Jan 2012 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/695. Acesso em: 16 nov 2024.Edição
Seção
DOSSIÊ: Religiões Afro-americanas
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