ATORES NA CONSTRUÇÃO DO MERCADO DO ETANOL: as organizações de representação de interesses como foco da análise
Palavras-chave:
Indústria sucroalcooleira, Sociologia dos mercados, Sociologia econômica, Cana de açúcar, Bioenergia, Etanol, ÁlcoolResumo
A partir da noção bourdieusiana de campo foram analisadas algumas dimensões do processo de transformação do setor sucroalcooleiro. Este processo estaria sendo marcado pela aproximação de grupos industriais tradicionais e investidores, nacionais
e internacionais. Um efeito desta aproximação seria o deslocamento da ênfase que atores chave passaram a dar na apresentação das atividades da indústria. A estratégia seria se distanciar da tradicional indústria produtora de açúcar e álcool, e fortalecer a imagem da indústria enquanto produtora de bionergia sustentável. O foco do estudo foi duas das principais organizações de representação de interesses da indústria: a Cooperativa dos Produtores de Cana de Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (COPERSUCAR) e a União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA).
Palavras-chave: Indústria sucroalcooleira. Sociologia dos
mercados. Sociologia econômica.
ABSTRACT
This woArk focuses on some dimensions of the transformations in the sugarcane sector based on Bourdieu's notion of field. These transformations occur within a major process, in which the approximation among traditional industries and national and international
investors becomes salient. One of the effects of this approximation is the displacement of the emphasis that key actors give to the presentation of the industry's activities. Their strategy is to differentiate themselves from the traditional sugarcane industry and reinforce the industry image as a sustainable bioenergetics sector. The
study focuses on the two main organizations that represent the sector: The Cooperativa dos Produtores de Cana
de Açúcar, Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo (COPERSUCAR) and the União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA).
Keywords: Sugarcane industry. Sociology of markets. Economic sociology.
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