A “SUSTENTABILIDADE” E OS JOVENS GERENTES EMPRESARIAIS: UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO EM BUSINESS SCHOOLS DO BRASIL E DA FRANÇA.
DOI:
https://doi.org/10.18764/10.18764/2236-9473v19n1.2022.5Palavras-chave:
Sociologia econômica, Sustentabilidade empresarial, Desenvolvimento sustentável, Escolas de negócios, InstitucionalizaçãoResumo
A discussão estabelecida neste artigo aborda como neófitos da área da gestão empresarial têm sido conformados segundo os ditames da “sustentabilidade empresarial”. O interesse da análise sociológica está centrado no espaço das business schools. A discussão dos resultados se fundamenta tanto nos aportes da sociologia política das instituições, como na tradição disposicionalista, sendo organizada em dois eixos analíticos: 1) uma reconstrução sociogenética e comparativa de cursos de “sustentabilidade empresarial” da FGV E AESP e da HEC-Paris, baseada em pesquisa documental; 2) uma análise das narrativas dos discentes e egressos de ambas as escolas, as quais enriquecem a compreensão sobre os modos de socialização na “sustentabilidade empresarial”. Os resultados apontam para uma estratégia internacional de conformação de adeptos da causa da “sustentabilidade empresarial”. Trata-se, então, de um processo decisivo para compreender não apenas a institucionalização da perspectiva sustentável no campo econômico, como o próprio ganho de escala do modelo do “desenvolvimento sustentável” promovido pela ONU.
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