Promessas para a cidade em tempo de campanha eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-9473.v14n27p53-75Palavras-chave:
Promessas, Discurso, Cidade, Campanha eleitoralResumo
A proposta do artigo é analisar a formulação de promessas ocupando um lugar significativo no discurso político, notadamente nas eleições municipais em Fortaleza. As promessas de candidatos, feitas de modo explícito ou denegado, apresentam representações e disputas simbólicas baseadas em projeções sobre a cidade. Pensando o “tempo da política” como um “tempo de promessas”, o artigo busca verificar o acionamento de classificações e discursos nativos que se interpõem na ocasião em que aspirantes a cargos de representação disputam credibilidade e bens simbólicos de reconhecimento, fundamentados no que supostamente farão por seus eleitores. O artigo explora as modificações mais recentes do estatuto da promessa, verificando seu lugar no jogo político; registra as tentativas de construção de veracidade do prometido, por meio de amparo jurídico, e as exigências para o seu cumprimento, direcionando a perspectiva prática de cobrança e a existência de outros significados, que vêm deslocando ou ampliando o sentido do ato de prometer. A tentativa de equivalência entre promessa, programa, proposta e projeto, de modo a retirar da primeira sua condição de incerteza e afirmar a obrigatoriedade de sua efetivação, constitui um dos exemplos de ampliação do sentido.
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