Reforma curricular do ensino médio no Maranhão: uma análise do Documento Curricular do Território Maranhense
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.43Palavras-chave:
currículo, reforma do ensino médio, documento curricular do território maranhense, ensino médioResumo
Pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, sobre o Documento Curricular do Território Maranhense: ensino médio (DCTM/EM), elaborado como decorrência da Lei 13.415/2017, a lei da reforma no ensino médio. Pretende-se analisar o referido documento problematizando a sua convergência com os fundamentos da reforma do ensino médio em geral. Esta análise se apoia no aporte teórico da Teoria Crítica da Sociedade e do Materialismo-histórico dialético. Destacam-se como aspectos nucleares da proposta curricular o caráter flexível da formação, a fragmentação do currículo, a formação de competências e habilidades e o “protagonismo” do estudante visando a formação de indivíduos empreendedores e socialmente responsáveis, com foco na gestão do seu próprio projeto de vida. Conclui-se que o escopo da formação empreendido pela reforma do ensino médio se coaduna ao processo de semiformação dos indivíduos de forma cada vez mais subordinada à materialidade alienada.
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