Reforma curricular do ensino médio no Maranhão: uma análise do Documento Curricular do Território Maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.43

Palavras-chave:

currículo, reforma do ensino médio, documento curricular do território maranhense, ensino médio

Resumo

Pesquisa bibliográfica e documental, de caráter exploratório, sobre o Documento Curricular do Território Maranhense: ensino médio (DCTM/EM), elaborado como decorrência da Lei 13.415/2017, a lei da reforma no ensino médio. Pretende-se analisar o referido documento problematizando a sua convergência com os fundamentos da reforma do ensino médio em geral. Esta análise se apoia no aporte teórico da Teoria Crítica da Sociedade e do Materialismo-histórico dialético. Destacam-se como aspectos nucleares da proposta curricular o caráter flexível da formação, a fragmentação do currículo, a formação de competências e habilidades e o “protagonismo” do estudante visando a formação de indivíduos empreendedores e socialmente responsáveis, com foco na gestão do seu próprio projeto de vida. Conclui-se que o escopo da formação empreendido pela reforma do ensino médio se coaduna ao processo de semiformação dos  indivíduos de forma cada vez mais subordinada à materialidade alienada. 

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Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Professora assistente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre em Educação pela UFMA. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Leonardo José Pinho Coimbra, Universidade Federal do Maranhão

Professor do magistério superior da Universidade Federal do Maranhão-Campus Bacabal. Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

SOUSA, Ana Paula Ribeiro de; COIMBRA, Leonardo José Pinho.
Reforma curricular do ensino médio no Maranhão: uma análise do Documento Curricular do Território Maranhense
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–26, 17 Set 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20825. Acesso em: 15 nov 2024.

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