Neoliberalismo, avaliação externa e a invenção do TDAH: uma análise foucaultiana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.39Palavras-chave:
neoliberalismo, racionalização da prática governamental, cultura da avaliação, doenças do não-aprender, TDAHResumo
Este trabalho pretende uma articulação entre as práticas de avaliação externa, o neoliberalismo e a propagação das novas “doenças do não-aprender”. Trazemos, inicialmente, as análises de Foucault acerca do neoliberalismo para indicar como esta forma de racionalidade econômica e política consiste na produção de um Estado vigilante com vistas à instauração e regulação dos mecanismos da concorrência nos mais diversos extratos sociais. Em seguida, abordamos as práticas de avaliação externa, de larga escala e censitária, em sua breve história, em seu funcionamento e em suas parcerias, como um braço de ação do neoliberalismo. Por fim, indicamos como as novas “doenças do não-aprender”, especialmente o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), consistem na formação de um dispositivo psiquiátrico capaz de produzir enormes mecanismos de exclusão na dinâmica concorrencial alimentada pela racionalização dos processos de avaliação externa.
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