Aprendizagem experiencial na extensão universitária: impactos na formação em enfermagem e saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.52Palavras-chave:
capacitação profissional, saúde mental, enfermagem, extensão universitáriaResumo
O presente estudo teve como objetivo discutir a extensão universitária em enfermagem e saúde mental e sua contribuição para a formação do enfermeiro por meio das narrativas de extensionistas. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo história oral. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com enfermeiros que participaram de um projeto de extensão em saúde mental desenvolvido em um Centro de Convivência da Rede de Atenção Psicossocial de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Os dados foram analisados sob a perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados apontaram que a vivência no projeto contribuiu para a escolha da especialidade de enfermagem em saúde mental como campo de atuação profissional, influenciando as escolhas profissionais dos extensionistas em áreas afins, como a educação em saúde. As experiências no campo da saúde mental potencializaram a autonomia e a capacidade de planejamento na vida e na profissão, além de oportunizar explorar habilidades, desenvolver competências, reduzir estigma e preconceito em relação ao adoecimento mental, contribuindo para a formação profissional do enfermeiro.
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