ENSINAR NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: indícios da integração ensino e pesquisa

Autores

  • Isabel Maria Sabino de Farias Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Silvina Pimentel Silva Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v21.n3.p.68-81

Palavras-chave:

Ensino Superior. Práticas pedagógicas. Aprendizagem da docência. Pesquisa. Formação docente.

Resumo

Docentes universitários que pesquisam possuem um modo diferenciado de ensinar? A interrogação permeia as análises deste artigo, que discute a integração ensino e pesquisa com base em estudo empírico com professores que mantêm vínculo com a atividade de pesquisa no exercício da docência na Educação Superior. Argumenta sobre a natureza epistêmica do ensinar e sua interface com a pesquisa, compreendida como indissociável da aprendizagem. Descreve a prática de ensino de cinco professores da Medicina, Biologia, Educação Física, Enfermagem e Física, evidenciando elementos que ancoram suas decisões. Identificou uma racionalidade prática no modo de ensinar dos professores pesquisados, desdobrada, por diferentes caminhos, na preocupação com o aluno.

Palavras-chave: Ensino Superior. Práticas pedagógicas. Aprendizagem da docência. Pesquisa. Formação docente.

 

 

TEACHING IN UNIVERSITY: evidence of the integration between teaching and research

Abstract: University professors who research have a different way of teaching? The question permeates the analyzes in this article, which discusses the integration of teaching and research based on empirical study with professors who maintain ties with the research activity in the practice of teaching in Higher Education. Argues about the epistemic nature of teaching and its interface with the research, understood as inseparable from learning. Describes the teaching practice of five professors of Medicine, Biology, Physical Education, Nursing and Physics, highlighting elements that anchor their decisions. The research Identified a practical rationality in the way that the professors surveyed teaches, outspread in different ways in the concern with the student.


Keywords: Higher education. Pedagogical practices. Teaching learning. Research. Teacher training.

 

 

ENSEÑAR EN LA CARRERA UNIVERSITARIA: evidencia de la integración de la enseñanza y la investigación


Resumen: ¿Maestros universitarios que pesquisan tienen un modo diferente de enseñanza? La interrogación impregna los análisis en este artículo, que trata de la integración entre enseñanza y la investigación basada en el estudio empírico con los maestros que mantienen vínculos con la actividad de investigación en la práctica de la enseñanza en la Educación Superior. Discute la naturaleza epistémica de la enseñanza y su interrelación con la investigación, comprendida como inseparable de la aprendizaje. Describe la práctica de la enseñanza de cinco profesores de Medicina, Biología, Educación Física, Enfermería y Física, destacando los elementos que anclan sus decisiones. Identificada una racionalidad práctica en la manera de enseñanza de los maestros encuestados, desplegada de distintas maneras, en la preocupación con el estudiante.


Palabras clave: Educación Superior. Prácticas pedagógicas. Enseñanza-aprendizaje. Investigación. Formación de maestros.

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Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da UECE.

Silvina Pimentel Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutorado em Educação Brasileira (2008) - UFC e Pós-Doutorado pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Professora assistente da Universidade Estadual do Ceará.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; SILVA, Silvina Pimentel.
ENSINAR NA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: indícios da integração ensino e pesquisa
. Cadernos de Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 68–81, 29 Dez 2014 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/3073. Acesso em: 14 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos