Teaching knowledge and identity in the context of child education: literature review

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.44

Keywords:

teacher identity, child education, teaching knowledge

Abstract

This article aimed to inventory, in the literature, the existence of knowledge that can characterize teaching identity in early childhood education and highlight which ones can contribute to pedagogical practice at this stage of basic education. The research, of a bibliographic nature, had as its object of investigation the review of scientific production in the area of education and the mapping had as its source, the Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) Annals database, in the time frame from 2011 to 2021, based on the expressions: Child education; Teaching work; Knowledge; Actions. The analysis was based on readings, exploration and appreciation of works during this period, in which the construction of teaching knowledge begins during professional training and is improved throughout the trajectories, through experiences and pedagogical experiences. Even though the teacher’s work, in isolation, is not capable of promoting the desired changes in the educational field, as it depends on several factors, it is during the formation of their identity that knowledge is mobilized, assuming from this, the production of new knowledge, which promotes
changes in pedagogical practice. This refers to (re)cognizing this knowledge in the inventory of literature in the area, as well as the teaching constitution of early childhood education teachers. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Arcelita Koscheck, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Campus Frederico Westphalen. Frederico Westphalen-RS, Brasil.

E-mail: arcelita.ak@gmail.com

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Realizou estágio pós-doutoral em Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). E-mail: jordana@uri.edu.br

References

ALVES, Cristovam da Silva; DALMAZO, Marli Eliza; ANDRÉ, Afonso de. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2013. Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Samambaia. Anais... Goiânia (GO). Outubro de 2013. [s.p.].

ALVES, Rosiane Brandão Siqueira. O intelectual da/na história da educação infantil. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais...Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

ALVES, Wanderson Ferreira; CUNHA, Daisy Moreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. In: 34ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação e Justiça Social. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Anais... Natal (RN). Outubro de 2011. [s.p.].

ANPED. Estatuto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Porto de Galinhas/PE 2012. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/estatuto_anped_com_registro.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História de vida de professoras: reflexões contextuais sobre a docência. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 jan. 2022.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 10 ed. São Paulo:

Cortez, 2009.

CORRÊA, Carla Andrea. Educação infantil, arte e formação de professores: escuta e narrativas. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2017. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado. Anais... São Luís (MA). Outubro de 2017. [s.p.].

COSTA, Oliveira Cardoso da; RAMOS, Lilian Maria Paes de Carvalho. Trabalho, lugar e identidade profissional docente: um estudo de caso em austin, baixada fluminense. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

DAGNONI, Ana Paula Rudolf. Quais as fontes de saberes das professoras de bebês?. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

DUARTE, Stephanie Marina Cardoso Araújo. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FALCÃO, Giovana Maria Belém. Estar sendo professor: a constituição identitária de uma docente da educação básica. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 20 (Psicologia da Educação). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

FARINA, Cynthia. As sensibilidades dos saberes. Ou, as condições do sensível na formulação e expressão de nossos saberes. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Trabalho apresentado no GT 24 (Educação e arte) 2013. Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Samambaia. Anais... Goiânia (GO). Outubro de 2013. [s.p.].

FORMOSINHO, Júlia Oliveira. Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Coleção Currículo, Políticas e Práticas. Porto/Portugal: Porto Editora, 2009.

GATTI, Bernadete. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago. 1996.

GUEDES, Adrianne Ogeda; FERREIRA, Michelle Dantas; LAGE, Lívia Larissa de Lima. Retratos do cotidiano: diálogos entre a formação docente e as práticas na educação infantil. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

GUEDES, Adrianne Ogêda; NASCIMENTO, Anelise; CARMO, Débora do; ARRUDA, Glacione Ribeiro da Silva; FERREIRA, Michelle Dantas; SALUTTO, Nazareth. Sobre constituir-se docente da educação infantil: potências em experiências de formação. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT Painel temático. 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

KUHN, Martin. O professor: identidade e protagonismo - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor e de se dizer. 2016. 261f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí. 2016.

LANDIM, Jessica Alves; COUTINHO, Marta Callou Barros; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. Os saberes docentes dos professores da educação infantil: a prática pedagógica entre o educar e o cuidar. Id on Line Rev.Mult. Psic., v. 13, n. 43, p. 128-138, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LOMBA, Maria Lúcia de Resende, SILVA, Isabel de Oliveira. A história de vida das docentes na educação infantil: experiência social e formação profissional. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

MACHADO, Laêda Bezerra. Profissão docente: o consenso das representações sociais de professores iniciantes. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MOTTA, Flávia Miller Naethe; QUEIROZ, Isabele Lacerda. Do outro que me constitui: o proinfantil e a construção da identidade docente. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis. Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

MURY, Rita de Cassia Ximenes. Profissionalização docente: da aderência à vocação. In: 34ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação e Justiça Social. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Anais... Natal (RN). Outubro de 2011. [s.p.].

NORONHA, Isabelle de Luna Alencar, QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Detalhes em um caderno escolar: o ser e o fazer docente. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 02 (História da Educação). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Ed. Educa, 2009.

REBOLO, Flavinês; BROSTOLIN, Marta Regina. Os encantamentos da docência na voz de professoras iniciantes na educação infantil. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

REIS, Graça Regina Franco Da Silva; CAMPOS, Marina Santos Nunes De. Ser professor: embates da profissão docente. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Trabalho apresentado no GT 13 (Educação Fundamental) 2017. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado. Anais... São Luís (MA). Outubro de 2017. [s.p.].

ROCA, Maria Eugenia Carvalho de la. A formação do professor de educação infantil: interfaces luso-brasileiras. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional revista [online], v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. A constituição do ser social professor na materialidade do trabalho docente. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

SARMENTO, Teresa. Aprender a profissão em diferentes espaços de vida. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 18, n. 3, p. 237-248, set./dez., 2013.

SILVA, Giovana Barbosa da. Formação de professores: a pesquisa acadêmico-científica e sua contribuição com a práxis docente da educação infantil. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Published

2024-09-17

How to Cite

KOSCHECK, Arcelita; TIMM, Jordana Wruck.
Teaching knowledge and identity in the context of child education: literature review
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 17 Sep. 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23520. Acesso em: 6 oct. 2024.

Issue

Section

Artigos