Saberes e identidad docente en el contexto de la educación infantil: revisión de la literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.44

Palabras clave:

identidad docente, educación infantil, saberes docentes

Resumen

Este artículo tuvo como objetivo inventariar, en la literatura, la existencia de saberes que pueden caracterizar la identidad docente en la educación infantil y resaltar aquellos que podrían contribuir a la práctica pedagógica en esta etapa de la educación básica. La investigación, de carácter bibliográfico, tuvo como objeto de investigación la revisión de la producción científica en el área de educación y el mapeo tuvo como fuente la base de datos de los Anales de la Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), en el período de 2011 a 2021, a partir de las expresiones: Educación infantil; Trabajo docente; Saberes; Haceres. El análisis se basó en lecturas, exploración y apreciación de obras de este período, en el que la construcción de los saberes docentes comienza durante la formación profesional y se perfecciona a lo largo de las trayectorias, a través de vivencias y experiencias pedagógicas. Aunque el trabajo del docente, de manera aislada, no es capaz de promover los cambios deseados en el campo educativo, pues depende de varios factores, es durante la constitución de su identidad que los saberes son movilizados, assumiendo a partir de estos, la producción de nuevos saberes, que promueve cambios en el hacer pedagógico. Esto lleva a (re)reconocer estos saberes en el inventario de la literatura del área, así como en la constitución docente de los profesores de educación infantil. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Arcelita Koscheck, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Campus Frederico Westphalen. Frederico Westphalen-RS, Brasil.

E-mail: arcelita.ak@gmail.com

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Realizou estágio pós-doutoral em Educação. Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). E-mail: jordana@uri.edu.br

Citas

ALVES, Cristovam da Silva; DALMAZO, Marli Eliza; ANDRÉ, Afonso de. A constituição da profissionalidade docente: os efeitos do campo de tensão do contexto escolar sobre os professores. In: 36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2013. Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Samambaia. Anais... Goiânia (GO). Outubro de 2013. [s.p.].

ALVES, Rosiane Brandão Siqueira. O intelectual da/na história da educação infantil. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais...Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

ALVES, Wanderson Ferreira; CUNHA, Daisy Moreira. Da atividade humana entre paideia e politeia: saberes, valores e trabalho docente. In: 34ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação e Justiça Social. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Anais... Natal (RN). Outubro de 2011. [s.p.].

ANPED. Estatuto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd. Porto de Galinhas/PE 2012. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/estatuto_anped_com_registro.pdf. Acesso em: 04 jan. 2022.

ARAÚJO, Sônia Maria da Silva. História de vida de professoras: reflexões contextuais sobre a docência. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 25 jan. 2022.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 10 ed. São Paulo:

Cortez, 2009.

CORRÊA, Carla Andrea. Educação infantil, arte e formação de professores: escuta e narrativas. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2017. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado. Anais... São Luís (MA). Outubro de 2017. [s.p.].

COSTA, Oliveira Cardoso da; RAMOS, Lilian Maria Paes de Carvalho. Trabalho, lugar e identidade profissional docente: um estudo de caso em austin, baixada fluminense. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

DAGNONI, Ana Paula Rudolf. Quais as fontes de saberes das professoras de bebês?. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de crianças de 0 a 6 anos) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

DUARTE, Stephanie Marina Cardoso Araújo. Tornar-se docente: o início da carreira e o processo de constituição da especificidade da ação docente. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FALCÃO, Giovana Maria Belém. Estar sendo professor: a constituição identitária de uma docente da educação básica. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 20 (Psicologia da Educação). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

FARINA, Cynthia. As sensibilidades dos saberes. Ou, as condições do sensível na formulação e expressão de nossos saberes. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd: Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais. Trabalho apresentado no GT 24 (Educação e arte) 2013. Universidade Federal de Goiás (UFG) Campus Samambaia. Anais... Goiânia (GO). Outubro de 2013. [s.p.].

FORMOSINHO, Júlia Oliveira. Formação de professores: aprendizagem profissional e ação docente. Coleção Currículo, Políticas e Práticas. Porto/Portugal: Porto Editora, 2009.

GATTI, Bernadete. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago. 1996.

GUEDES, Adrianne Ogeda; FERREIRA, Michelle Dantas; LAGE, Lívia Larissa de Lima. Retratos do cotidiano: diálogos entre a formação docente e as práticas na educação infantil. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

GUEDES, Adrianne Ogêda; NASCIMENTO, Anelise; CARMO, Débora do; ARRUDA, Glacione Ribeiro da Silva; FERREIRA, Michelle Dantas; SALUTTO, Nazareth. Sobre constituir-se docente da educação infantil: potências em experiências de formação. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT Painel temático. 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

KUHN, Martin. O professor: identidade e protagonismo - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor e de se dizer. 2016. 261f. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí. 2016.

LANDIM, Jessica Alves; COUTINHO, Marta Callou Barros; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. Os saberes docentes dos professores da educação infantil: a prática pedagógica entre o educar e o cuidar. Id on Line Rev.Mult. Psic., v. 13, n. 43, p. 128-138, 2019.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

LOMBA, Maria Lúcia de Resende, SILVA, Isabel de Oliveira. A história de vida das docentes na educação infantil: experiência social e formação profissional. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 6 anos). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

MACHADO, Laêda Bezerra. Profissão docente: o consenso das representações sociais de professores iniciantes. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, p. 109-131, ago./dez. 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000.

MOTTA, Flávia Miller Naethe; QUEIROZ, Isabele Lacerda. Do outro que me constitui: o proinfantil e a construção da identidade docente. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis. Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

MURY, Rita de Cassia Ximenes. Profissionalização docente: da aderência à vocação. In: 34ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação e Justiça Social. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2011. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Anais... Natal (RN). Outubro de 2011. [s.p.].

NORONHA, Isabelle de Luna Alencar, QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Detalhes em um caderno escolar: o ser e o fazer docente. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 02 (História da Educação). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Ed. Educa, 2009.

REBOLO, Flavinês; BROSTOLIN, Marta Regina. Os encantamentos da docência na voz de professoras iniciantes na educação infantil. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores) 2015. Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Campus Florianópolis Anais... Florianópolis (SC). Outubro de 2015. [s.p.].

REIS, Graça Regina Franco Da Silva; CAMPOS, Marina Santos Nunes De. Ser professor: embates da profissão docente. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Trabalho apresentado no GT 13 (Educação Fundamental) 2017. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - Campus Dom Delgado. Anais... São Luís (MA). Outubro de 2017. [s.p.].

ROCA, Maria Eugenia Carvalho de la. A formação do professor de educação infantil: interfaces luso-brasileiras. In: 35ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de professores) 2012. Coordenação do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação (Forpred). Anais... Porto de Galinhas (PE). Outubro de 2012. [s.p.].

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional revista [online], v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, Quérem Dias de Oliveira. A constituição do ser social professor na materialidade do trabalho docente. In: 40ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação como prática de liberdade: cartas da Amazônia para o mundo! Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores). 2021. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Anais... Belém do Pará (PA). Outubro de 2021. [s.p.].

SARMENTO, Teresa. Aprender a profissão em diferentes espaços de vida. Rev. educ. PUC-Camp., Campinas, v. 18, n. 3, p. 237-248, set./dez., 2013.

SILVA, Giovana Barbosa da. Formação de professores: a pesquisa acadêmico-científica e sua contribuição com a práxis docente da educação infantil. In: 39ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, lutas e resistências. Trabalho apresentado no GT 08 (Formação de Professores). 2019. Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus Gragoatá. Anais... Niterói (RJ). Outubro de 2019. [s.p.].

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado

2024-09-17

Cómo citar

KOSCHECK, Arcelita; TIMM, Jordana Wruck.
Saberes e identidad docente en el contexto de la educación infantil: revisión de la literatura
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–28, 17 sep. 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23520. Acesso em: 6 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos