Artefatos de comunicação em rádio escolas: uma análise das permanências e transformações nas tecnologias de (in) formação pedagógica em Bragança, Pará, Brasil (1960-2020)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.55

Mots-clés :

artefatos de comunicação, rádio escolas, práticas escolares

Résumé

Este estudo problematiza os acontecimentos históricos e suas repercussões na forma de ensinar e aprender com foco nos artefatos de comunicação usados nos primeiros anos de implantação do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB) em 1960 com a experiência atual da rádio escola bragantina (2020). Analisa os artefatos de comunicação em duas rádios escolas dentre suas permanências e transformações com o uso das tecnologias de (in) formação pedagógica aos jovens e adultos (EJA) no município de Bragança-PA. Para isso, foram utilizados os Livros de Tombo, a Resolução do Conselho Nacional de Educação / Conselho Pleno (CNE/CP) nº 02/2020, a história oral por meio da entrevista com a coordenadora municipal da EJAI. Os resultados apontam que os artefatos de comunicação em rádio escolas têm intenção educativa e apresentam permanências e transformações pedagógicas. Assim, a partir dos resultados, é fato que a relação entre os sujeitos e os artefatos nas duas rádios escolas está constituída por práticas escolares: práticas de frequência da voz do professor-locutor; práticas de emissão radiofônica e práticas de edição dos conteúdos. Conclui afirmando que, as pesquisas desenvolvidas em rádios escolas, dentre seus sujeitos, espaços e artefatos tecnológicos, devem ser mais investigados, pois essas instituições fazem parte também dos patrimônios escolares do Brasil e do mundo. 

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Rogerio Andrade Maciel, Universidade Federal do Pará

Professor da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança. Doutor em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação PPGED/ICED/UFPA - (2019). Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículos na Amazônia (NIPHECA). Membro Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA). Membro Integrante do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e das Práticas Leitoras do Maranhão - (NEDHEL). 

Marcos Renan Freitas de Oliveira , Universidade do Estado do Pará

Graduado em Licenciatura em Educação Física e Pedagogia. Especialista em Docência Universitária com Ênfase em Educação (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação - PPGED/UEPA (2015). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA) pela linha formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educacionais. Atualmente é professor do curso de educação física da Universidade do Estado do Pará - Campus XIII. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física - CAÊ e do grupo de pesquisa RessignificaR: formação de professores e prática pedagógica em Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do Trabalho Pedagógico, Produção do Conhecimento Científico e Políticas Educacionais.

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2024-11-05

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MACIEL, Rogerio Andrade; OLIVEIRA , Marcos Renan Freitas de.
Artefatos de comunicação em rádio escolas: uma análise das permanências e transformações nas tecnologias de (in) formação pedagógica em Bragança, Pará, Brasil (1960-2020)
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–23, 5 nov. 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/24382. Acesso em: 15 nov. 2024.

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