Estratégias para a elaboração de perguntas de pesquisa científica e recuperação de informações no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.56Parole chiave:
estratégias de busca, recuperação da informação, abordagem baseada em evidência, ensino, educaçãoAbstract
Diferentes estratégias têm sido utilizadas na área de ciências da saúde para auxiliar na elaboração de questões de pesquisa. Algumas delas costumam ser empregadas em outras áreas, tais como Educação
e Ensino. Apesar disso, essas estratégias são constituídas por componentes conceituais que nem sempre contemplam o contexto educacional. Devido a tal lacuna, tem-se como objetivo apresentar duas estratégias que visam a facilitar a formulação de perguntas e recuperação de informações de maneira mais eficiente. O encaminhamento metodológico envolve um estudo exploratório e descritivo, com uma revisão de estratégias frequentemente utilizadas em estudos disponíveis no Portal de Periódicos Capes e publicados durante os anos de 2019 a 2023. As estratégias criadas podem ser utilizadas para formulação de perguntas com foco na avaliação de efeito das intervenções pedagógicas ou para estudos de mapeamento de uma determinada área. As estratégias têm como objetivo contribuir para a aquisição de habilidades de pesquisa e desenvolvimento da criatividade. Além disso, busca-se fomentar uma agenda de impacto e o progresso de pesquisas subsequentes, incluindo revisões sistemáticas mais detalhadas e complexas.
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