ENTRE BRECHAS E BIFURCAÇÕES A DIDÁTICA SEGUE EM MOVIMENTO E EM CONTRAPOSIÇÃO AO NEOLIBERALISMO/NEOTECNICISMO
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v29n3.2022.46Palavras-chave:
Educação, didática, formação de professores, rupturas paradigmáticasResumo
Neste artigo, apresentam-se, de modo conjugado, resultados de três pesquisas de cunho teórico e empírico intituladas: “Trabalho docente e pedagogia universitária sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade” (CEP-UFG nº 331/2011-2015); “Formação de professores e didática emergente” (CEP-UFG PI02868/2018-2023); e “Campo didático em contraposição ao neoliberalismo e ao neotecnicismo: apontamentos sobre perspectivas interculturais, complexas, transdisciplinares e sensíveis” (UFNT, 2021). A introdução se dá ao se apresentarem conceitos de Complexidade (MORIN, 2011) e de Multirreferencialidade (ARDOINO, 1995, 1998) e, na sequência, expõem-se quatro didáticas críticas emergentes que dialogam com tais conceitos: Didática Intercultural (CANDAU, 2021), Didática multidimensional (PIMENTA, 2021), Didática Complexa e Transdisciplinar (SUANNO, 2015) e Didática Sensível (D’ÁVILA, 2018, 2021). Essas perspectivas são distintas, havendo algumas aproximações por conceberem educação como prática social em perspectiva emancipadora. Além disso, anunciam rupturas paradigmáticas e outras vias e sentidos para ressignificar e reorganizar a educação, o ensino e a formação de professores.
Downloads
Referências
FREIRE, Ana Maria Araújo. Inédito viável. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.) Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 396-400
ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, J. G. (coord.). Multirreferencialidade nas ciências sociais e na educação. São Carlos: UFScar, 1998. p. 29-41.
ARDOÍNO, J. L’approche multireferentielle (plurielle) des situationes educatives et formatives. In: 25 ans des Sciences de l’education. Bourdeaux 1967-1992. Paris. INRP - Institut National de la Recherche Péda-gogique. 1992, p. 103-130.
ARDOINO, J. Multiréferentielle (analyse). In: Le directeur et l’intelligence de l’organization: Repéres et notes de lectura. Ivry: ANDESI, 1995. p. 7-9.
BARBOSA, Joaquim G. (coord.). Multirreferencialidade nas ciências sociais e na educação. São Carlos: UFScar, 1998.
BOFF, Leonardo. As quatro ecologias: ambiental, política e social, mental, integral. Rio de Janeiro: Mar de Ideias, 2012.
CANDAU, V. M. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, jul./dez., 2011.
CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 37, 2008.
CANDAU, V. M. Educação Escolar e Cultura(s): multiculturalismo, universalismo e currículo; In: ________. (Org.) Didática: questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Ed. Forma & Ação, 2009.
CANDAU, Vera Maria (Org). Didática crítica intercultural – aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural: entre afirmações e desafios. In: CANDAU, Vera Maria; MOREIRA, Antônio Flávio. Currículos, Disciplinas Escolares e Culturas. Petrópolis: Vozes, 2014.
CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural: entre tensões e buscas. Aula Magna do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias PPG - IELT/UEG. Anápolis, 2018.
CANDAU, Vera. Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos, insurgências e políticas. In: CRUZ, Giseli Barreto da Cruz; FERNANDES, Claudia; CANDAU, Vera Maria. Didática e fazeres-saberes pedagógicos. São Paulo: Vozes, 2020. 33-47 p.
CANDAU, Vera. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p. 28-44
CANDAU, Vera. Educação e didática crítica intercultural. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 19/04/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tP8LtzXID0c&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=3&t=24s Acesso em: 02/04/2022
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
D’ÁVILA, Cristina; ZEN, Giovana; GUERRA, Denise Moura. Formação espectral: do pensamento complexo ao raciovitalismo na formação de professores universitários. Polyphonía, v. 31/1, jan.-jun. 2020 245-263p. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/view/66941/35812. Acesso em 08/02/2021.
D'ÁVILA, Cristina. Didática do sensível: Uma inspiração raciovitalista. Tese para Professora Titular. Salvador, Bahia, Universidade federal da Bahia, 2018.
D'ÁVILA, Cristina. Didática Sensível. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 26/04/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ffuu9kmCwcA&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=4&t=1287s Acesso em: 02/04/2022
D'ÁVILA, Cristina. Razão e sensibilidade na docência universitária. Em Aberto. Brasília. v. 29, n. 97, p. 103 -118, set./dez, 2016.
FARIA, L. R. A. A centralidade da didática na formação de professores: a crítica à didática crítica não é crítica. In: AROEIRA; PIMENTA. (org.). Didática e estágio. Curitiba: Appris Ed, 2018.
FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. (org.). Didática: embates contemporâneos. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2014.
FRANCO, M. A. S.; PIMENTA, S. G. Didática multidimensional: por uma sistematização con-ceitual. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 539-553, abr./jun. 2016 .
FRANCO, M. A.; PIMENTA, S. G. Didática multidimensional: por uma sistematização conceitual. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 539-553, abr./jun., 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALVANI, Pascal. A Autoformação, uma perspectiva transpessoal, transdisciplinar e transcultural. In: SOMMERMAN, Américo; MELLO, Maria F. de; BARROS, Vitória M. de. Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002.
GALVANI, Pascal. Pensamento complexo e criatividade ecoformadora: uma oficina transdisciplinar na Universidade Arkos. In: TORRE, Saturnino de La; ZWIEREWICZ, Marlene; FURLANETTO, Ecleide Cunico (Orgs.). Formação docente e pesquisa interdisciplinar: criar e inovar com outra consciência. Blumenau: Nova Letra, 2011.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
LIBÂNEO, J. C. O ensino de didática, de metodologias específicas e de conteúdos do Ensino Fundamental: o caso dos cursos de Pedagogia no estado de Goiás. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais [...] Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 14-26. v. 1.
LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e aprender, aprender e ensinar: o lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Org.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez Editora, 2012. p. 35-60
LUCARELLI, Elisa. Teoría y prática em la universidad: La innovación em las aulas. Buenos Aires: Miño y Dávila Editora, 2009.
MAFFESOLI, Ml. Éloge de la raison sensible. Paris: Editora La Table Ronde, 2005.
MELO, GEOVANA Ferreira; PIMENTA, Selma Garrido. Princípios de uma didática multidimensional: um estudo a partir de percepções de pós-graduandos em educação. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 25, n. 2, abr./jun. 2018.
MORAES, Maria Cândida. Didática Complexa e Transdisciplinar. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 24/05/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y1dqmQSA0uQ&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=8&t=785s Acesso em: 02/04/2022
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
MORAES, Maria Cândida. Transdisciplinaridade, criatividade e educação: fundamentos ontológicos e epistemológicos. Colaboração de Juan Miguel Batalloso Navas. Coleção Práxis. Campinas, SP: Papirus, 2015.
MORAES, Maria Cândida; TORRE, Saturnino de La. Sentipensar - Fundamentos e Estratégias para Reencantar a Educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.
MORAES, Maria Cândida; VALENTE, José Armando. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.
MORIN, Edgar. A noção de sujeito. In: SCHNITMAN, Dora Fried. (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. 3.ed. Porto Alegre: Sulinas, 2007.
MORIN, Edgar. La Vía. Para el futuro de la humanidade. Tradução Núria Petit Fontseré. Barcelona: Paidós, 2011.
NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.
PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S.; FUSARI, J. C. Didática multidimensional: da prática coletiva à construção de princípios articuladores. In: CAVALCANTI, M. M. D. et al. (org.). Didática e a prática de ensino: diálogos sobre a escola, a formação de professores e a sociedade. Fortaleza. EdUECE. Livro 4. 2015. p. 1-17.
PIMENTA, Selma Garrido. As ondas críticas da didática em movimento resistência ao tecnicismo/neotecnicismo neoliberal. In: SILVA, Marco; ORLANDO, Cláudio; ZEN, Giovana (Orgs). Didática: abordagens teóricas contemporâneas. E-book XIX ENDIPE/2018, Volume 1. Salvador: EDUFBA, 2019. 336 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30770. Acesso em: 04/12/2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Didática crítica: movimento de resistência ao neotecnicismo neoliberal. YouTube UFG Oficial. Live Série Didática e Questões Contemporâneas (PPGE/FE/UFG). Organização Marilza Suanno. 10 de maio de 2021. 2h30min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=MtCwExZQO8Q&list=PLTtVU0kdT_nI_i2vYJVBVMyeB6je_XcOS&index=6&t=199s Acesso em: 02/04/2022.
PINEAU, Gaston. (Org.). Investigaciones transdisciplinarias em formación. In: Jornada de Innovación Universitária: Transdisciplinaridad. Anais. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2006.
PINEAU, Gaston. (Org.). Investigaciones transdisciplinarias em formación. In: Jornada de Innovación Universitária: Transdisciplinaridad. Anais. Barcelona: Universidade de Barcelona, 2006.
SEN, Amartya. O racha do multiculturalismo. Suplemento Mais. Folha de São Paulo; 17 de setembro 2006.
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima; PIMENTA, Selma Garrido. Versões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 117-131, set./dez. 2020. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2021.
SUANNO, Marilza V. R.; OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; KARAJÁ, Vanessa Hatxu de Moura; OLIVEIRA, Sheila Santos de. Transdisciplinaridade na educação escolar indígena bilíngue e intercultural: escola como espaço de ciência com consciência e saberes ancestrais. Revista Humanidades e Inovação, v.8, n.43, 2021. Dossiê Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5872 Acesso em 10/05/2022.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015. 493 p.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Educação & Transdisciplinaridade em tempo de Pandemia. Entrevista no Canal YouTube
TransPsicomotricidade Educacional e Clínica (22/06/2020). Moderação: Eduardo Costa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ewNFCBPtSiA&t=1161s. Acesso em:17/08/2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Projeto de Investigação-Ação-Formação Transdisciplinar do CEUARKOS (México) e suas estratégias metodológicas. Revista de Educação, Linguagem e Literatura – REVELLI, Dossiê Inovação, Tecnologias e Práticas Docentes, Vol. 11. 2019. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/issue/view/447 Acesso em: 10/07/2021.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; HOELZEL, Carlos Gustavo Martins. Biodesign uma ecoaprendizagem: conhecimento, consciência e novas relações com a vida. Electronic Journal of Research and Teaching (REID), (24), 33-45. Disponível em: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/5641/5031. Acesso em: 17/08/2021.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; OLIVEIRA, Fabiane Lopes de; KARAJÁ, Vanessa Hatxu de Moura; OLIVEIRA, Sheila Santos de. Transdisciplinaridade na educação escolar indígena bilíngue e intercultural: escola como espaço de ciência com consciência e saberes ancestrais. Revista Humanidades e Inovação. Edição Especial. v. 8 n. 43 (2021) Dossiê: Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5872. Acesso em: 01/10/2021.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SILVA, Carlos Cardoso; MAGALHÃES, Wesley Brito; OLIVEIRA, Taynnara Rodrigues de. Educação, multiculturalismo e didática crítica intercultural. In: SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; Silva, Carlos Cardoso; SUANNO, João Henrique; SANTOS, Lindalva Pessoni (Orgs.). Didática, multiculturalismo e interculturalidade crítica. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.