A relação pedagógica entre professores-alunos em ambientes educacionais: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.54Palavras-chave:
relação pedagógica, relação professor-aluno, ambientes educacionaisResumo
Este artigo apresenta uma revisão da literatura acadêmica e científica sobre a relação pedagógica (RP) entre professores e alunos (RP-E), com foco em pesquisas publicadas no século XXI. O objetivo é analisar como a RP tem sido pesquisada. Método: Para a revisão das publicações foram revisadas cinco bases de dados, utilizando uma estratégia de busca específica para obtenção de resultados relacionados à metodologia de revisões bibliográficas. Resultados: Foram identificadas um total de 226 publicações, classificadas em três categorias: (1) conceito da RP, (2) RP-E voltada para estudantes e (3) RP-E voltada para professores. As publicações variaram em termos de abordagens à pesquisa educacional. A RP se mostra essencial para o processo educativo, exigindo um equilíbrio ensino-aprendizagem. Conclusões: Em cada um dos estudos analisados, foram identificadas chaves para compreender e aprimorar a RP, sendo esta um componente fundamental na dinâmica da sala de aula e nos complexos processos de ensino-aprendizagem. A confiança gerada nessa relação é vital para o sucesso da aprendizagem. As manifestações de poder na RP ressaltam sua importância nos processos educativos, fundamentando-se em valores como empatia, diálogo, disponibilidade e confiança, além de critérios éticos bem definidos.
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