Crescimento de cebola ‘Baia Periforme’ em função da aplicação de diferentes doses de biofertilizante composto de urina de vaca
Abstract
A cebola é uma das hortaliças de maior expressão econômica no Brasil, porém há poucos estudos que associam esta cultura ao uso de biofertilizante de urina de vaca, especialmente na produção de mudas em cultivos não-convencionais, onde esta fonte pode ser um fator abundante e descartável. Nesse aspecto, objetivou-se analisar o efeito de diferentes doses do biofertilizantede urina de vaca sobre o crescimento inicial de mudas de cebola ‘Baia Periforme’. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos (0, 25, 50, 75 e 100% de urina de vaca) e seis repetições. As variáveis analisadas foram altura da planta, diâmetro caulinar, número de folhas por planta e massa verde total e comprimento radicular. Ao término do estudo, conclui-se que a utilização de doses crescentes de biofertilizante, a base de urina de vaca, promove aumento no vigor de mudas de cebolas ‘Baia Periforme’ até a dose de 0,75%. Nesse aspecto recomenda-se a aplicação de 0,50 a 0,75% de urina de vaca para obtenção de melhores rendimentos em viveiros.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Revista Trópica: Ciências Agrárias e BiológicasEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.