Eficiência da Fixação Biológica de Nitrogênio na Cultura da Soja com Aplicação de Diferentes Doses de Molibdênio (Mo) e Cobalto (Co)
DOI:
https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i2.212Parole chiave:
Nodulação, fixação simbiótica, micronutrientes.Abstract
A eficiência da fixação biológica de N2, bem como o seu metabolismo na soja, pode ser prejudicada pela deficiência de Co e Mo. Assim, esses são aplicados normalmente via tratamento das sementes, junto com o inoculante e fungicidas, podendo sobrecarregar as bactérias fixadoras. Este trabalho objetivou analisar a eficiência da aplicação dos micronutrientes cobalto (Co) e molibdênio (Mo), via sementes e foliar, na fixação biológica de Nitrogênio na cultura da soja. O experimento foi conduzido em campo, utilizando-se o Delineamento de Blocos Casualisados, num fatorial 3X3, sendo 3 doses de Co e Mo via sementes (0 e 0; 2,5 g ha-1 e 21 g ha-1; 5 g ha-1 e 42 g ha-1, respectivamente) e as mesmas 3 doses de Co e Mo via foliar. Observou-se um maior número de nódulos no tratamento que combinou nenhuma adubação via sementes e a maior dose via foliar. Tal comportamento também foi observado para números de vagens por planta, números de grãos por vagem, massa de 100 grãos, resultando num acréscimo de produtividade dos grãos do referido tratamento, de 748 g kg-1, em relação aos demais tratamentos.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Revista Trópica: Ciências Agrárias e BiológicasEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.