CONTRIBUIÇÃO CONCEITUAL E METODOLÓGICA DO JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PLANTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO

Autori

Parole chiave:

Botânica, Ensino de Botânica, EJA

Abstract

O ensino de botânica pautado em metodologias que priorizam a mera transmissão de informações é alvo de críticas. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi apresentar a aplicação de um jogo denominado de Baralho das Plantas com alunos da EJA e verificar a percepção destes em relação a metodologia desenvolvida. A atividade foi realizada em uma escola pública estadual em Luís Correia, Piauí. O público participante totalizou 40 alunos matriculados na VII etapa da EJA. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva e, de natureza qualitativa. Foi aplicado um jogo didático denominado “Baralho das Plantas”. Os dados evidenciaram a importância que tem o jogo didático na melhor fixação cognitiva do conteúdo. A maioria dos alunos considerou a utilização de Jogos Didáticos, bastante útil, pois, promoveu uma aula mais interessante e lúdica (87,5%). O jogo possibilita a conexão entre lúdico e cognitivo, estimula uma postura ativa dos estudantes. Conclui-se que o jogo didático possibilitou a facilidade dos estudos sobre os quatro grupos dos representantes do Reino Plantae e favoreceu o aprendizado em sala de aula.

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Pubblicato

2023-12-31

Come citare

Araujo, N. de S., Carvalho, J. de A., Souza, R. T. B., Costa, D. N., & Andrade, I. M. de. (2023). CONTRIBUIÇÃO CONCEITUAL E METODOLÓGICA DO JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE PLANTAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ENSINO MÉDIO. Journal of Geospatial Modelling, 3(1), 193–197. Recuperato da https://cajapio.ufma.br/index.php/geospatial/article/view/22345

Fascicolo

Sezione

Artigos